Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PUC-Rio é selecionada pelo Depen para pesquisa sobre cartas dos presos

Destaque

PUC-Rio é selecionada pelo Depen para pesquisa sobre cartas dos presos

por publicado: 26/06/2017 09h47 última modificação: 26/06/2017 09h52
A finalidade é mapear as principais demandas e identificar as denúncias a partir da visão de quem vive o problema

Brasília, 26/06/17 - A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi selecionada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para realizar a pesquisa “Cartas do Cárcere”. A proposta envolve o tratamento e análise das cartas enviadas por pessoas presas ou seus familiares à Ouvidoria Nacional de Serviços Penais do Depen, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Somente em 2016, foram cerca de 13 mil cartas recebidas. Os conteúdos versam sobre aflições, dramas e angústias vivenciadas no cárcere. Seus autores apresentam demandas e denúncias em relação ao sistema penitenciário brasileiro. Revelam ainda os efeitos da privação de liberdade, como a destruição de vínculos familiares, expectativas e frustrações na reconstrução de projetos pessoais.

A PUC-Rio foi selecionada entre 28 projetos apresentados. A instituição terá prazo de um ano para desenvolver a pesquisa e receberá R$ 432 mil pelo trabalho. A finalidade do estudo é mapear as principais demandas e identificar as denúncias a partir da visão de quem vive o problema. Ao final do projeto, haverá uma publicação com seu resultado, que será levado em consideração pelas equipes ao elaborar ações de políticas penitenciárias.    

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg