Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretaria Nacional do Consumidor determina novo recall a frigorífico

Destaque

Secretaria Nacional do Consumidor determina novo recall a frigorífico

por publicado: 27/03/2017 16h01 última modificação: 27/03/2017 16h50
MJSP recebeu novos dados de auditoria feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na empresa Peccin. Determinação é para que haja recolhimento dos produtos cujo SIF é 825

Brasília, 27/3/17 - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) informa que recebeu nova documentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a auditoria realizada no estabelecimento da empresa Peccin em Jaraguá do Sul/SC. Segundo o MAPA, “o estabelecimento não detém controle dos processos relacionados a controle de matéria-prima, formulação e rastreabilidade de seus produtos”. Diante desses fatos, considerados indicativos de risco à saúde, o MAPA determinou o recolhimento dos produtos provenientes daquele estabelecimento, cujo SIF é 825. 

Após receber a documentação, a Senacon enviou notificação à empresa Peccin para que realize o recall dos produtos. A Secretaria destaca que a realização de recall é uma responsabilidade do fornecedor. As normas para o procedimento incluem publicidade dos fatos, indicação das medidas que o consumidor deve tomar e os canais de comunicação para orientações e devolução dos produtos. Caso seja confirmado o risco à saúde e segurança do consumidor e a empresa não inicie o recall ou demore a iniciá-lo, podem ser aplicadas as sanções estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor, inclusive multa, em valores que podem chegar a R$ 9 milhões. 

A Senacon informa, ainda, que a nova determinação de recall se soma às determinações feitas em 23 de março, para as empresas Souza Ramos (SIF 4040), Transmeat (4644) e Peccin (2155). A recomendação é de que o consumidor observe o selo SIF contido na embalagem da carne. Nas hipóteses em que a identificação não for possível, o consumidor deve procurar o local de venda do produto para obter a informação do fabricante do produto.

Leia também: Senacon determina recall de produtos de três frigoríficos investigados pela PF

Recall