Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretários do Ministério da Justiça integram ação nacional contra Aedes em Alagoas e Bahia

Secretários do Ministério da Justiça integram ação nacional contra Aedes em Alagoas e Bahia

por publicado: 13/02/2016 13h49 última modificação: 13/02/2016 14h12
Secretário-executivo, Marivaldo Pereira, integra mobilização em Barreiras (BA) e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, participa de força-tarefa em Arapiraca (AL)

Brasília, 13/2/16 - O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, e a secretária nacional de Segurança Pública do MJ, Regina De Luca Miki, participam neste sábado (13), em Barreiras (BA) e Arapiraca (AL), respectivamente, do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero. O governo federal realiza neste dia uma grande mobilização em todo o país contra o Aedes aegypti, com a participação de 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Marivaldo participa de mobilização em Barreiras (BA)Assim como o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, está fazendo em Fortaleza (CE), Marivaldo viajou ao interior da Bahia e Regina, ao de Alagoas, a para ajudar a orientar a população sobre combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika. Ela percorreu as ruas da cidade, juntamente com autoridades estaduais e municipais, além de agentes de saúde.

No Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, o reforço das Forças Armadas está distribuído em mais de 350 municípios das 27 unidades federativas. Cerca de 4 milhões de panfletos informativos serão distribuídos durante a ação. A região Sudeste irá receber o maior número de militares, com 104,4 mil homens atuando nas ruas. A região Centro-Oeste, com 35 mil militares, seguida do Nordeste, com 28,6 mil; Norte, com 28,3 mil; e região Sul, com 23,7 mil militares.

Com caráter mobilizador, esta ação visa intensificar a conscientização da população para a importância de erradicar os criadouros do mosquito Aedes. Dentre os mais de 350 municípios selecionados para a ação, estão as 115 cidades prioritárias, que tiveram incidência de dengue acima de 100 casos para cada 100 mil habitantes, nos meses de novembro e dezembro de 2015.

Durante todo o dia, serão distribuídos materiais informativos, com explicações sobre medidas de prevenção e orientações aos moradores sobre a importância do envolvimento de todos os brasileiros na eliminação dos criadouros do mosquito.

Nas casas que estiverem vazias, o material informativo será deixado nas caixas de correspondência. Os donos de estabelecimentos comerciais também serão orientados a fixar cartazes em local visível e de fácil acesso.

Enquanto ainda não existe disponível no mundo uma vacina para o vírus Zika, o combate aos focos do mosquito é a única forma de prevenção da doença, protegendo gestantes e crianças. Esse vírus tem sido associado ao aumento de casos de microcefalia em bebês quando as mães são infectadas durante a gestação.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928