Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segurança garantida em dias de recorde de público no Parque Olímpico

Destaque

Segurança garantida em dias de recorde de público no Parque Olímpico

por publicado: 13/09/2016 16h19 última modificação: 13/09/2016 16h31

Rio de Janeiro, 13/9/16 - Durante o primeiro final de semana dos Jogos Paralímpicos, nos dias 10 e 11 de setembro, o Parque Olímpico da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) registrou público recorde, totalizando quase 330 mil espectadores. Foram aproximadamente 170 mil no sábado e 160 mil no domingo. O número é cerca de 14 mil espectadores a mais do que o registrado no primeiro final de semana dos Jogos Olímpicos.

Para garantir a segurança de espectadores, atletas, família paralímpica e trabalhadores, as forças de segurança empregaram, de forma integrada, o efetivo de 1.976 profissionais. Somente a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) empregou 1.275 agentes de segurança na Região da Barra.

Recorde2

Também atuaram a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros, além da Guarda Municipal. A coordenação da operação de segurança integrada é de responsabilidade da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania (SESGE/MJC).

E para assegurar ainda mais a tranquilidade de atletas e público a Delegacia Móvel da PCERJ foi utilizada. Esse é um dos legados da Copa do Mundo de 2014 que estão em uso pela segurança pública na cidade sede dos Jogos Rio 2016. Doada pela SESGE/MJC, a Delegacia Móvel atendeu atletas durante os Jogos Olímpicos e agora está à disposição durante as Paralimpíadas. Dentre as ocorrências, a delegacia móvel registra furtos e perdas de documentos, como passaportes.

Sob supervisão da SESGE/MJC, policiais e bombeiros da ativa e da reserva que compõem a FNSP estão realizando a operação de controle de acesso nas instalações paraolímpicas, como a Vila e o Parque Olímpico da Barra.

Já os equipamentos de inspeção de pessoas e bolsas (detectores de metal e aparelhos de raio-X), adquiridos pela SESGE/MJC e empregados no controle de acesso às instalações também serão parte do legado dos Jogos Rio 2016 na área de segurança pública, já que serão distribuídos ao sistema penitenciário nacional. 

Recorde3

Texto: Comunicação Social da Sesge/MJC
Fotos: Agência Brasil  e SESGE