Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SEGURANÇA PÚBLICA

Destaque

SEGURANÇA PÚBLICA

por publicado: 27/05/2016 18h22 última modificação: 27/05/2016 18h47
Força Nacional chega ao Ceará para atuar em unidades prisionais

 Brasília, 2705/16  - A Força Nacional de Segurança Pública começa a atuar neste sábado (28) em cinco unidades prisionais rebeladas da região metropolitana de Fortaleza/CE. Com o objetivo de apoiar os órgãos de justiça e segurança pública locais, as tropas federais reforçarão o policiamento no entorno dos presídios, intensificando a contenção externa e evitando fugas de presos que estariam cavando túneis para escapar.

Em princípio, a Força Nacional atuará nos centros de Privação Provisória de Liberdade II, III e IV, na Unidade Prisional Agente Alexandre Andrade Lima e na Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto Barros de Oliveira Leal. O plano de trabalho integrado foi discutido em reuniões realizadas nesta sexta-feira (27). Por questões de segurança, o quantitativo de profissionais da Força não foi divulgado.

De acordo com a Portaria 583, de 23 de maio de 2016, que autoriza o emprego da Força Nacional no Ceará, o prazo de permanência da tropa é de 15 dias, podendo ser prorrogado, caso seja necessário. O envio da tropa foi autorizado  pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, atendendo a uma solicitação do governador do Ceará, Camilo Santana. As equipes chegaram na noite de quinta-feira (26) à capital cearense.

Esta é a segunda operação da Força Nacional no Ceará desde 2011. Em janeiro de 2012, o governo do estado recebeu apoio federal para garantir a segurança da população durante a greve dos policiais militares.

  

Ministério da Justiça e Cidadania
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315