Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário em Natal discute Prevenção ao Uso Prejudicial de Drogas

Seminário em Natal discute Prevenção ao Uso Prejudicial de Drogas

por publicado: 29/01/2016 18h12 última modificação: 14/03/2016 16h54
Evento reúne municípios que aderiram ao Projeto Transformando Vidas

  

Brasília, 29/01/2015 - Com o objetivo de discutir a prevenção do uso e abuso do álcool e outras drogas no Rio Grande do Norte acontece, na próxima segunda-feira (dia 1° de fevereiro), o Seminário  de Alinhamento Conceitual Sobre Prevenção ao Uso Prejudicial de Drogas. O encontro reúne representantes das áreas de educação, saúde e assistência social dos municípios que fazem parte do Projeto Transformando Destinos. A iniciativa soma esforços do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Governo do Estado, Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz) e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça.

 A programação inicia com um painel sobre Políticas de Drogas no Brasil, apresentado pelo secretário da Senad, Luiz Guilherme Paiva, seguido de conferência do professor Antonio Nery Filho, da Universidade Federal da Bahia, que levará a reflexão sobre os motivos que fazem com que as pessoas usem drogas. Na parte da tarde, uma mesa redonda irá discutir os aspectos de prevenção a partir de paradigmas nacionais e internacionais e a implantação de três programas de prevenção nas cidades de Natal, Mossoró e Parnamirim (RN). Participam desta atividade Nara Santos, do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Leon Garcia (Senad) e Andréa Leite (Senad/Fiocruz).

 O Projeto Transformando Vidas, lançado em abril de 2015, tem o propósito de atuar no enfrentamento ao uso prejudicial de álcool e outras drogas no Estado, apresentando estratégias concretas a partir da integração de diversos parceiros, baseado principalmente em ações de prevenção e cuidado. A Senad integra e apoia este projeto por meio dos programas #Tamojunto, Jogo Elos e Famílias Fortes, que incentivam o fortalecimento de habilidades de vida entre adolescentes da rede pública de ensino e suas famílias, estimulando atitudes críticas em relação ao uso do álcool e outras drogas.


SERVIÇO

Seminário de Alinhamento Conceitual Sobre Prevenção ao Uso Prejudicial de Drogas

Data – 1º de Fevereiro (segunda-feira)

Horário - 9h30min às 16h30min

Local - Auditório C do Centro de Convenções de Natal Via Costeira, S/N Ponta Negra, Natal (RN)

Contato – (11) 97111 4169 com o jornalista Liandro Lindner.

 Coletiva para imprensa 9h, no mesmo local

Contato - David Freire (84) 3232 7130, imprensa@mprn.mp.br.

 

Palestrantes

 LUIZ GUILHERME MENDES DE PAIVA

Desde outubro de 2015 é titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça. Advogado, mestre e doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP). Foi membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, diretor de Planejamento e Avaliação de Políticas sobre Drogas.

 ANTONIO NERY ALVES FILHO

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal da Bahia (1970), especialização em Assistant Etranger- Psychiatrie et EEG pela Universite de Paris V (Rene Descartes) (1975) , mestrado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (1975), doutorado em Sociologie et Sciences Sociales pela Universite Lumiere Lyon 2 (1993), pós-doutorado pela Universite Laval (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Faculdade Ruy Barbosa, da Santé Mentale Au Québec e membro de Câmara Técnica do Conselho Nacional Antidrogas. Fundador do Centro de Estudos e Terapias do Abuso de Drogas – Cetad/UFBA.

 NARA SANTOS

Oficial de Programa no Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime. Mestre em bioética pela Universidade de Brasília, possui especialização em bioética (2010) e em relações internacionais (2000), ambas pela Universidade de Brasília, bem como graduação em Letras-Tradução pela Universidade de Brasília (1994). Trabalha há quatorze anos na área de implementação de projetos de cooperação técnica internacional em prevenção e atenção ao HIV e à aids entre populações vulneráveis, com enfoque nas vulnerabilidades associadas ao uso de álcool e outras drogas.

 LEON GARCIA

Desde 2013 é diretor de Articulação e Coordenação de Políticas sobre Drogas  da Senad. Possui graduação em medicina e residência em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995 e 1998) e doutorado em epidemiologia e saúde pública pela University College London (2009). Desde 2000 é médico-assistente concursado do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (atualmente licenciado). Foi coordenador-adjunto da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (2011-2013).

ANDRÉA LEITE

Coordenadora dos Projetos de Prevenção da Senad/FioCruz. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em bioética, da Universidade de Brasília - UnB. Graduada em serviço social pela Universidade Católica do Salvador (2003), é especialista em saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2007) e mestre em políticas sociais e cidadania pela Universidade Católica do Salvador (2010). Foi coordenadora-geral de Política de Prevenção da Senad.

 


Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928