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Senacon alerta para recall de mais de 30 mil veículos

por publicado: 06/06/2016 16h36 última modificação: 07/06/2016 16h54
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e gratuitamente

Brasília, 06/06/16 - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC) informa que a Nissan do Brasil, FCA - Fiat Chrysler Automóveis Brasil e Toyota do Brasil protocolaram campanha de chamamento para mais de 30 mil veículos.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Nissan - A Nissan do Brasil Automóveis Ltda. protocolou campanha de chamamento dos veículos Nissan Frontier, em razão da possibilidade de ruptura do gerador de gases do airbag, com consequente projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo.

De acordo com a Nissan, a campanha de chamamento, com início de atendimento em 6 de junho de 2016, abrange 32.779 veículos, produzidos no Brasil, no período de dezembro de 2007 a dezembro de 2011, colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 94DVCUD408J988387 e 94DVDUD40CJ991452.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Nissan destacou ter constatado que em "colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do sistema airbag do motorista poderá resultar em pressão interna excessiva, o que acarretará em ruptura do gerador de gases e projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo". Nessa condição,  "poderá, em casos extremos, causar danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo".

FCA - A FCA - Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda protocolou campanha de chamamento dos veículos Jeep Wrangler, modelos 2007 a 2010, em razão da possibilidade de não acionamento do air bag do motorista em caso de colisão.

De acordo com a FCA, a campanha de chamamento, com início em 3 de junho de 2016, abrange 537 automóveis importados, produzidos nos Estados Unidos da América, no período de 8 de dezembro de 2006 a 27 de julho de 2010, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 1J4FAB4127L129799 e 1J4BA3H19AL219103.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a FCA destacou ter constatado "a possibilidade de falha do funcionamento do airbag do motorista em razão de infiltração de poeira na espiral de contato do airbag frontal do motorista, principalmente em casos de utilização do veículo em ambientes extremamente poeirentos e/ou com portas e teto removidos, que pode comprometer o sistema de airbag do veículo". Nessa condição, “em caso de acidente que demande a abertura do airbag frontal do motorista, o seu não acionamento poderá aumentar os riscos de danos físicos ao motorista”.

Toyota - A Toyota do Brasil Ltda protocolou campanha de chamamento dos veículos Lexus, modelos ES 350, em razão da possibilidade de dispersão de pequenos fragmentos metálicos nos ocupantes do veículos em caso de acionamento do airbag dianteiro do lado do passageiro.

De acordo com a Toyota, a campanha de chamamento, cuja primeira etapa terá início em 8 de junho de 2016, abrange 109 automóveis importados, produzidos no período de 7 de julho de 2006 a 13 de setembro de 2011, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos JTHBJ46G*62034990 a JTHBK1EG*C2472897.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Toyota destacou ter constatado que "o sistema de airbag que equipa o modelo dos veículos em questão contém um componente denominado 'deflagrador'. Caso o airbag do lado dianteiro do veículo (lado do passageiro) seja acionado, poderá ocorrer a dispersão de pequenos fragmentos metálicos da carcaça do deflagrador juntamente com a bolsa deflagrada e atingir os ocupantes do veículo”Nessa ocasião, “caso ocorra a falha mencionada, há risco de danos materiais e de lesões físicas graves aos ocupantes do veículo”.

 Serviço

 Mais informações podem ser obtidas junto à Nissan, por meio do telefone 0800 011 1090 ou pelo site www.nissan.com.br.

Mais informações podem ser obtidas junto à FCA, por meio da Central de Serviços ao Cliente Jeep pelo telefone 0800 703 7150 ou pelo site www.jeep.com.br.

Mais informações podem ser obtidas junto à Toyota, por meio do telefone 0800 703 0206 ou pelos sites www.toyota.com.br e www.lexus.com.br.

Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – justica.gov.br.

  

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