Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senacon e Anvisa lançam boletim sobre cuidados com cosméticos infantis

Destaque

Senacon e Anvisa lançam boletim sobre cuidados com cosméticos infantis

A 45ª edição do Boletim Consumo e Saúde traz questões de segurança que devem ser consideradas na hora da escolha. O Brasil representa um dos maiores mercados mundiais desses produtos
por publicado: 12/01/2017 09h00 última modificação: 13/01/2017 12h06

Brasília, 12/01/17 - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC), e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram a 45ª edição do Boletim Consumo e Saúde, que detalha os cuidados na escolha e no uso de cosméticos infantis, em um momento em que esses produtos são cada vez mais populares, bem como o Brasil representa um dos maiores mercados mundiais desses produtos. Porém, há questões de segurança que devem ser consideradas. As crianças devem utilizar apenas produtos infantis, pois são elaborados respeitando as necessidades específicas nessa faixa etária. A regulamentação vigente prevê a obrigatoriedade de comprovar requisitos de segurança para todas as categorias de cosméticos infantis. O objetivo do boletim é orientar os consumidores sobre o uso adequado e seguro dos cosméticos infantis.

O boletim da Senacon e da Anvisa separou dicas importantes na hora da escolha dos cosméticos para crianças em relação a diversos produtos tais como maquiagens infantis, sabonetes, xampus, condicionadores, protetores solares, esmaltes infantis, batons, brilhos labiais e desodorantes para pés e axilas.

Cosméticos infantis

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que todo produto ou serviço deve conter informações claras e precisas sobre o uso adequado e sobre os riscos que apresenta e também proíbe a comercialização de produtos em desacordo com normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes, como é a Anvisa. 

Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento da Anvisa pelo telefone 0800 642 9782 e pelo Disque Saúde no 136. Orientações podem ser solicitadas pelo Disque-Intoxicação no 0800 722 6001. 

Veja aqui o Boletim Consumo e Saúde.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg