Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senacon reconhece MEI como consumidor

General

Senacon reconhece MEI como consumidor

por publicado: 26/06/2015 13h05 última modificação: 26/06/2015 13h06
Senacon e Sebrae-MG assinaram cooperação que prevê ações de educação financeira e proteção do consumidor empreendedor

Brasília, 26/06/2015 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) assinaram nessa sexta-feira (26), Termo Cooperação Técnica, com a finalidade de desenvolver estratégias conjuntas para a promoção da educação financeira no estado.

 

Com base no princípio de que a educação financeira é essencial para o exercício da cidadania econômica e para a proteção dos consumidores, a Senacon membro do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), formalizará a parceria com o objetivo de contribuir para o estabelecimento de relações mais transparentes e sustentáveis entre consumidores, Microempreendedores Individuais (MEI) e as instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional.

 

A cooperação, dentre outras iniciativas previstas, permitirá o desenvolvimento de programas conjuntos de capacitação para os MEI sobre temas referentes à gestão de finanças pessoais, relacionamento com as instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional, prevenção e tratamento de situações de endividamento e orientações para o exercício de seus direitos enquanto consumidores.

 

A Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, assinou o novo posicionamento técnico da Senacon acerca do reconhecimento do MEI como consumidor. “Não temos dúvidas quanto a vulnerabilidade do Microempreendedor Individual em diversas circunstância no mercado de consumo, esse novo reconhecimento facilitará a ele o acesso aos órgãos de defesa do consumidor e a nossa plataforma para soluções de conflitos de consumo, Consumidor.gov.br. ”, explica a secretária.

 

Assinaram o acordo, Juliana Pereira, Secretária Nacional do Consumidor, Afonso Maria Rocha, Diretor Superintendente do Sebrae Minas, e Anderson Cabido, Diretor de Operações do Sebrae Minas. Também participaram da cerimônia representantes do SNDC, do Banco Central do Brasil, do setor privado e da direção do Sebrae Nacional, cujo apoio revelou-se fundamental para a articulação da parceria.


Ministério da Justiça

facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928