Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senasp promove Curso de Análise Criminal em Pernambuco

Destaque

Senasp promove Curso de Análise Criminal em Pernambuco

por publicado: 05/05/2016 16h54 última modificação: 05/05/2016 16h54

Brasília, 05/05/16 - A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) inicia, nesta segunda-feira (09), em Recife/PE, um Curso de Análise Criminal para capacitar 40 policiais civis e militares e demais profissionais que atuam junto com gestores locais de segurança pública na redução e controle de homicídios. O objetivo é auxiliar no aprimoramento das ações de sistematização e análise dos dados de segurança pública, desde a tabulação dos registros sobre crimes e análise dos padrões de vitimização e atividades criminais até a identificação das causas e formas de intervenção à violência.

Durante o curso, os profissionais de segurança pública atualizam o conhecimento sobre operacionalização da análise criminal, aplicações de estatística criminal, instrumentos e técnicas de coleta de informações e diferentes tipos de mapas criminais. Os analistas auxiliam o policiamento ostensivo e investigativo, identificando locais, dias e horários críticos de ocorrências.

De acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina De Luca Miki, que participa da abertura do Curso, a capacitação em Pernambuco é essencial nas tentativas de se reduzir as taxas de homicídio naquela região, já que dados de 2014 mostram que mais de 40% desse tipo de crime no Brasil aconteceram no Nordeste. “O Diagnóstico dos Homicídios no Brasil publicado pela Senasp, no ano passado, mostra que, em 2014, foram registrados 18.971 homicídios no Nordeste, um índice que corresponde a 33,76 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, considerada a maior taxa dentre as regiões. Nossa ideia é justamente diminuir esses números”, ressalta a secretária

Com esta nova turma, o número de profissionais capacitados em todo o país no Curso de Análise Criminal já chega a 268, somando-se os quantitativos de alunos desde o ano de 2012, o que representa um investimento de R$ 1,2 milhão por parte da Senasp, destinado ao custeio de passagens, diárias e hora-aula dos professores e discentes. Já o governo do estado responsabiliza-se com o apoio logístico, desde o translado dos profissionais até a disponibilização de local e equipamentos para a realização do curso.

Está prevista ainda a abertura de uma nova turma do Curso de Análise Criminal para o segundo semestre deste ano, desta vez em Belém/PA, tendo como principal público-alvo policiais da região Norte e Centro-Oeste. Só em Pernambuco, a Senasp investiu, no período de 2011 a 2015, R$ 95,5 milhões em cursos de qualificação, capacitações para implementação dos Programas ‘Brasil Mais Seguro’ e ‘Crack, é Possível Vencer’, bolsa formação e convênios de ensino, pesquisa e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do estado.

 

Serviço: Abertura do Curso de Análise Criminal
Data: 09/05/2016
Horário: 15h
Local: Auditório da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Rua São Geraldo nº 111, Santo Amaro, Recife-PE.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315