Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça é condecorado com a insígnia da Ordem de Rio Branco

Destaque

Ministro da Justiça é condecorado com a insígnia da Ordem de Rio Branco

por publicado: 20/04/2017 15h20 última modificação: 20/04/2017 17h13
Serraglio recebeu o reconhecimento no Grau de Grã-Cruz. A solenidade foi realizada no Palácio do Itamaraty

Brasília, 20/04/17 - O presidente da República, Michel Temer, condecorou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio, com a insígnia da Ordem de Rio Branco, no Grau de Grã-Cruz, na manhã desta quinta-feira (20). A solenidade foi realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).

Também foram reconhecidas com a insígnia diversas personalidades, entre elas o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, José Levi Mello do Amaral Júnior, no Grau de Grande Oficial.

A Ordem de Rio Branco é uma condecoração oferecida pelo Governo do Brasil a diplomatas brasileiros e pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras que se se destacaram por ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como serviços meritórios e virtudes cívicas.

A homenagem é concedida, em princípio, no Dia do Diplomata (20 de abril), data de nascimento de José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.

Sobre a condecoração

A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. Foi assim intitulada em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira – o Barão do Rio Branco.

Consta de cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. É dividida em dois quadros: Ordinário e Suplementar. O primeiro, com vagas limitadas, reúne os diplomatas brasileiros da ativa e o segundo congrega os diplomatas aposentados e todas as demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que venham a ser agraciadas com a Ordem.

O Conselho da Ordem é constituído pelo Presidente da República, Grão-Mestre da Ordem, pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, na qualidade de Chanceler da Ordem, pelos Chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores. O Chefe do Cerimonial do Itamaraty é o Secretário da Ordem.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg