Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polícias de 10 estados são capacitadas em sistema de análise de dados

Destaque

Polícias de 10 estados são capacitadas em sistema de análise de dados

por publicado: 28/11/2017 19h15 última modificação: 29/11/2017 12h54
Treinamento potencializa extração de dados sobre ocorrências criminais


Profissionais treinados serão multiplicadores em seus estados, onde poderão utilizar o Sinesp Análise | Foto: Antônio Gonçalves/Senasp

Brasília, 28/11/17 - Como mensurar os efeitos de operações na prevenção de crimes? Como saber se a investigação de quadrilhas está sendo efetiva na redução da violência? Para obter essas e outras respostas, 30 especialistas em estatística e análise criminal de 10 estados e da Força Nacional estão participando do Curso de Operação do Sinesp Análise, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), em Brasília (DF).

A capacitação apresenta aos participantes uma das principais soluções de tecnologia ofertadas pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). "O Sinesp Análise permite que os estados tenham acesso a dados consolidados e que possam cruzar essas informações nos bancos de informações do Sistema. Ao operarem esta ferramenta, os profissionais de segurança pública podem gerar informações a respeito das naturezas criminais, das pessoas e dos objetos envolvidos nos registros de boletins de ocorrências”, destaca o coordenador-geral do Sinesp, Denilson da Silva.

O Curso começou na segunda-feira (27) e segue até a sexta (1º), no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, na capital federal. Além de convidados da Força Nacional, participam do treinamento profissionais indicados pelas secretarias estaduais de Segurança Pública dos estados que já utilizam soluções do Sinesp: Acre, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Os profissionais treinados serão multiplicadores em seus estados, onde poderão utilizar o Sinesp Análise para disponibilizar as informações em relatórios ou em painéis dinâmicos contendo gráficos, mapas e tabelas que auxiliem o gestor no processo de tomada de decisão.

O treinamento é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ). Segundo Bruno Caligaris, chefe de gabinete da Senasp, os estados podem ter na Senasp uma parceira constante nas ações de fortalecimento da segurança pública. “Mais do que um objetivo institucional, acreditamos que é preciso estar próximo aos estados e oferecer as melhores soluções no enfrentamento à criminalidade”, reforça Caligaris, que representou o secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto Santos Cruz, na abertura do curso.



ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg