Clínicas Hoje

por Alexandre.mourao publicado 01/03/2016 15h51, última modificação 13/04/2016 17h11

Desenho da Capa: Luis Zorraquino

 

Os convênios com a Comissão de Anistia

 A Rede Clínicas do Testemunho é constituída hoje por dez núcleos. Cinco deles são conveniados à Comissão de Anistia, após seleção por chamada pública lançada em 25 de junho de 2015, com vigência entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017:

 1. Instituto de Estudos da Religião – ISER (Rio de Janeiro).

2. Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo).

3. Instituto de Estudos da Religião – ISER (São Paulo).

4. Instituto APPOA – Clínica, Intervenção e Pesquisa em Psicanálise (Rio Grande do Sul).

5. Instituto APPOA – Clínica, Intervenção e Pesquisa em Psicanálise (Santa Catarina).

 

Esses núcleos do Projeto Clínicas do Testemunho atuam não apenas no atendimento psicossocial, mas também como espaço de formulação de uma rede de conhecimentos que possam ser posteriormente aplicáveis por outros profissionais. Tal conhecimento será compartilhado tanto entre as clínicas quanto com o próprio Estado, de forma a consolidar metodologias de atendimento a vítimas da violência estatal do passado e do presente.

Os outros cinco núcleos da Rede Clínicas do Testemunho, especializados em formação de profissionais que lidam com os efeitos psíquicos da violência de Estado, fazem parte do Programa "Clínicas do Testemunho – Centros de Capacitação para Reparação Psíquica e Enfretamento da Violência".

 

O Programa "Clínicas do Testemunho – Centros de Capacitação para Reparação Psíquica e Enfretamento da Violência"

 A Comissão de Anistia e o Conselho Britânico lançaram o programa "Clínicas do Testemunho - Centros de Capacitação para Reparação Psíquica e Enfretamento da Violência", como desenvolvimento do Projeto Clínicas do Testemunho, para ampliar e aprofundar a atenção psicológica oferecida a vítimas de violações de direitos humanos no Brasil, com foco nos efeitos da violência no presente.

As instituições selecionadas pela Comissão de Anistia por meio do Edital da II Chamada Pública do Projeto "Clínicas do Testemunho" foram convidadas a apresentar proposta ao Conselho Britânico, em conjunto com especialistas britânicos, para a constituição de centros de capacitação em reparação psíquica financiados pelo Fundo Newton. Serão beneficiados profissionais de diferentes instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, com ênfase em profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Cinco propostas de centros de desenvolvimento profissional foram aprovadas após passarem por avaliação de painel externo de especialistas da Unesp, das seguintes instituições: 1 - Instituto de Estudos da Religião – ISER e Laboratório de Psicologia Sócio-Cultural da London School of Economics and Political Sciences, para o Rio de Janeiro; 2 - Instituto Sedes Sapientiae e Departamento de Estudos Psicossociais de Birkbeck, University of London, para São Paulo; 3 - Instituto de Estudos da Religião – ISER e Instituto de Educação da Universidade de Manchester, para São Paulo; 4 - Instituto APPOA – Clínica, Intervenção e Pesquisa em Psicanálise e Centro para Psicanálise da Middlesex University, para o Rio Grande do Sul; e 5 - Instituto APPOA – Clínica, Intervenção e Pesquisa em Psicanálise e International Centre for Health and Human Rights - ICHHR, para Santa Catarina.

Os centros realizarão atividades nos locais onde estão sediados e também nos estados do Pará, Espírito Santo e Minas Gerais. As atividades das Clínicas do Testemunho – Centros de Capacitação para Reparação Psíquica e Enfretamento da Violência terão início em abril de 2016, com previsão de duração de 24 meses.

Criada em 2001 para reparar violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, a Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Justiça e composta por 25 conselheiros, a maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários. Até janeiro de 2015, a Comissão havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. O fundo de 375 milhões de libras esterlinas atua em três grandes áreas: capacitação de pessoas em ciência e inovação nos países parceiros, colaboração em pesquisas acadêmicas sobre temas de desenvolvimento e a transferência de conhecimento para criação de soluções colaborativas para os desafios de desenvolvimento e fortalecimento dos sistemas de inovação.

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.