Você está aqui: Página Inicial > Seus Direitos > Classificação Indicativa > Informações para os Pais

AUTORIZAÇÃO DE ENTRADA PARA MENORES NO CINEMA

Mesmo que ainda não tenham a idade mínima necessária, crianças e adolescentes podem entrar em sessões de filmes se acompanhados de um de seus responsáveis OU estar portando uma autorização por escrito, de acordo com as seguintes regras:

- Filmes de Classificação até 16 anos: autorização permitida crianças e adolescentes de qualquer idade.

- Filmes de Classificação 18 anos: autorização permitida apenas a adolescentes a partir de 16 anos.

Lembramos também que crianças abaixo de 10 anos devem estar SEMPRE ACOMPANHADAS. Para elas, apenas portar a autorização escrita não é suficiente.

Clique na imagem ao lado para baixar um modelo de autorização e bom filme!

AUTORIZAÇÃO DE ENTRADA EM EVENTOS

Mesmo que ainda não tenham a idade mínima necessária, crianças e adolescentes podem entrar em eventos se acompanhados de um de seus responsáveis OU estar portando uma autorização por escrito, de acordo com as seguintes regras:

- Produtos de Classificação até 16 anos: autorização permitida crianças e adolescentes de qualquer idade.

- Produtos de Classificação 18 anos: autorização permitida apenas a adolescentes a partir de 16 anos.

Lembramos também que crianças abaixo de 10 anos devem estar SEMPRE ACOMPANHADAS. Para elas, apenas portar a autorização escrita não é suficiente.

ATENÇÃO: esta autorização diz respeito apenas ao acesso ao produto audiovisual. Confira sempre com o produtor do evento se existem outras regras locais de acesso por conta de outros motivos como, por exemplo, segurança da criança.

Clique na imagem ao lado para baixar um modelo de autorização e boa diversão!

Campanha "Não se Engane" (2012)

Em 2012, o Ministério da Justiça lançou a campanha Não se Engane para alertar os pais sobre a influência que as obras audiovisuais podem ter na formação de crianças e informá-los sobre a classificação indicativa como uma forma de selecionar os programas aos quais os filhos assistem.

Como parte da campanha, dois filmes de animação em toy art foram veiculados por emissoras de TV públicas, privadas e em salas de cinema, além da circulação na internet. Os filmes tratam sobre os temas drogas e violência e mostram como as crianças tendem a repetir o que veem na televisão.

Campanha de Controle Parental na TV por Assinatura

Em 2013, o Ministério da Justiça e a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) lançaram a campanha de controle parental para incentivar o uso de dispositivo de bloqueio de canais de TV por assinatura de acordo com a Classificação Indicativa. A ferramenta facilita a vida de pais e mães preocupados com o conteúdo televisivo a que seus filhos são expostos.

Vídeo institucional da Classificação Indicativa

Vídeo institucional sobre o propósito da política de classificação indicativa.

Classificação Indicativa no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública

A Classificação Indicativa e o IARC - International Age Rating Coalition ficaram em 5º lugar na 20º edição do Concurso Inovação na Gestão Pública, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública. Veja ao lado o vídeo exibido na premiação.