Você está aqui: Página Inicial > Seus Direitos > Política Penal > Notícias DEPEN > Departamento Penitenciário Nacional recebe visita de estudantes

Destaque

Departamento Penitenciário Nacional recebe visita de estudantes

O Programa aproxima a comunidade acadêmica do cotidiano do processo legislativo federal além de democratizar as informações
por publicado: 07/08/2017 18h44 última modificação: 10/08/2017 16h21

Brasília 07/08/2017 - Na última quinta-feira (03/08), o Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Marco Antônio Severo, recebeu estudantes do Programa de Intercâmbio da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, realizado em parceria com a Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

Na ocasião, 20 estudantes de cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu estiveram presentes na sede do Depen, conhecendo um pouco mais do trabalho desenvolvido no âmbito do Departamento e discutiram-se os horizontes da Política Prisional Brasileira.

Na oportunidade, Severo explicou o papel do Sistema Penitenciário Federal para o fortalecimento do Departamento, a crescente demanda da cooperação entre unidades da federação, além da importância de qualificar o sistema prisional, reforçando garantias existentes e reduzindo o déficit carcerário brasileiro.

A Diretora do Sistema Penitenciário Federal, Cíntia Rangel Assumpção, também aproveitou o ensejo para saudar os intercambistas, e afirmar o compromisso do Departamento com a qualificação da execução penal brasileira.

Em seguida, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com João Vitor Loureiro, Chefe de Divisão do Gabinete da Diretoria de Políticas Penitenciárias, sobre os desafios da execução penal no Brasil.  

O Programa de Intercâmbio SAL-SAJ de 2017 está em sua 12ª edição e visa aproximar os estudantes de graduação e pesquisadores de diferentes campos de conhecimento ao dia a dia do Governo Federal, ao processo legislativo, à formulação de políticas públicas e ao funcionamento dos três poderes.

Os estudantes acompanham visitas técnicas, participam de debates, palestras e exposições em diferentes órgãos da Administração Pública Federal ao longo de duas semanas em Brasília. O objetivo do Programa é aproximar a comunidade acadêmica do cotidiano do processo legislativo federal e democratizar as informações sobre esse processo.

Serviço de Comunicação Social do Depen