Você está aqui: Página Inicial > Seus Direitos > Política Penal > Notícias DEPEN > Depen lança Selo Resgata e realiza abertura de Encontro dos Gestores do Trabalho Prisional

Destaque

Depen lança Selo Resgata e realiza abertura de Encontro dos Gestores do Trabalho Prisional

Selo certificará empresas que apoiam trabalho e ressocialização de presos
por publicado: 22/11/2017 19h36 última modificação: 22/11/2017 19h36

Brasília, 22/11/2017 - Nesta quarta-feira (22), o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) realizou o lançamento do Selo Resgata. O objetivo desse Selo é reconhecer as empresas e instituições que contratam pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. Trata-se de uma estratégia para incentivar e dar visibilidade a organizações que colaboram com a reintegração dessas pessoas ao mercado de trabalho e à sociedade. 

A cerimônia contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, e de empresários, que praticam a contratação de pessoas do sistema prisional. Nesse momento, houve troca de experiências e discussões em relação às vantagens relacionadas à adesão do projeto.

Segundo Jefferson Almeida, diretor-geral do Depen, a medida leva em consideração a Lei de Execução Penal que define o trabalho do privado de liberdade como um dever social e de promoção da dignidade humana e, por essa razão, deve ter caráter educativo e produtivo. "As empresas e demais organizações, públicas ou privadas, ao empregarem a mão de obra do preso e do egresso do sistema prisional, ajudam a mudar paradigmas, superar preconceitos e, ainda, são criadas oportunidades, fortalecendo a cidadania", acrescenta o diretor.

Os debates direcionados à importância do trabalho continuam nesta quinta-feira (23), com o 4º Encontro Nacional de Gestores de Trabalho Prisional, que reunirá especialistas de todo o Brasil para discutir o fortalecimento da política entre os diversos atores envolvidos na oferta do trabalho na área prisional. 

Serviço de Comunicação Social do Depen