Você está aqui: Página Inicial > Seus Direitos > Política Penal > Notícias DEPEN > Internos participam da última aula do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes-PROCAP, em Belém/PA

Destaque

Internos participam da última aula do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes-PROCAP, em Belém/PA

A ação advém da parceria entre Depen e Estados na promoção da cidadania

por publicado: 10/03/2017 18h40 última modificação: 10/03/2017 19h29

         Aconteceu hoje, dia 10/03, a última aula do Primeiro Curso de Panificação e Confeitaria, do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes-PROCAP. O programa foi iniciado em 2012, é voltado para a implementação de oficinas permanentes de trabalho e oferecimento de cursos de capacitação em estabelecimentos penais de todo o Brasil.

          A execução de oficinas de trabalho tem o objetivo de disponibilizar às pessoas em restrição de liberdade o acesso à capacitação profissional e uma possível implementação de linha de produção no estabelecimento penal, aliando-se à possibilidade de integração ao mercado de trabalho ainda dentro do sistema penitenciário, com as remições de pena pelo estudo (no caso da capacitação) e remição pelo trabalho (na linha de produção implementada).

          O Departamento Penitenciário Nacional-Depen publicou a Portaria nº 119/2015 que se tornaram públicos os critérios e procedimentos para apresentação de diagnósticos com a finalidade de encaminhamento das demandas das Unidades da Federação, referentes à temática de Apoio ao Trabalho e Renda no Sistema Prisional.

          Neste primeiro curso, participaram 80 internos (as). Eles serão certificados no dia 31/03, nas Unidades de Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel e no Centro de Reeducação Feminino de Belém/PA.