PNLD

por Almerindo.trindade publicado 02/05/2014 19h26, última modificação 01/03/2017 15h40

Logo_PNLD


CronogramaPNLD-EAD

O Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro  (PNLD) surgiu em cumprimento à meta nº 25 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) 2004, com o objetivo de criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, otimizando a utilização de recursos públicos e disseminando uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil. 

Desde sua concepção em 2004, cerca de 16 mil agentes públicos foram capacitados, nos 27 estados da Federação. Além disso, já participaram dos cursos do Programa, como convidados, agentes públicos do Peru, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Angola. 

Os palestrantes são participantes da ENCCLA, tais como magistrados, policiais civis e federais, membros do Ministério Público, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Advocacia-Geral da União (AGU), Banco Central do Brasil (BACEN), Controladoria-Geral da União (CGU), Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Departamento de Estrangeiros (DEEST/SNJ/MJ), Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Receita Federal do Brasil (RFB), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Tribunal de Contas da União  (TCU), dentre outros.

O público-alvo é formado por servidores dos órgãos parceiros nos estados, além dos congêneres locais, como Tribunais de Contas Estaduais e Municipais, auditores da Fazenda Estadual, Defensoria Pública e sociedade civil, no caso, funcionários do sistema de prevenção à lavagem de dinheiro, associados à Federação Brasileira de Bancos e magistrados.

Além da difusão de conhecimento, os cursos promovem a integração e a troca de experiências entre os órgãos participantes, criando laços de confiança e propiciando a organização do Estado no combate ao crime organizado.

 

Contato:

Coordenação-Geral de Articulação Institucional - DRCI/SNJ
Endereço: SCN Quadra 6, Bloco A, 2º andar, Ed. Venâncio 3000, Asa Norte, cep 70716-900
Telefone: 61 2025-8906
Email: pnld@mj.gov.br