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Campanhas

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 As campanhas nacionais buscam oferecer informações à sociedade sobre questão social do tráfico de pessoas para que as pessoas possam se proteger, estar melhor informadas e possam conhecer a rede de enfrentamento para estas situações. Além disto, as campanhas informam sobre serviços e programas de prevenção, atendimento e repressão; e informam sobre os riscos do tráfico de pessoas e os impactos nas vidas das pessoas traficadas, incluindo grupos populacionais específicos. Saiba mais! Conheça o tráfico de pessoas!


 Conheça as campanhas já realizadas


Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2016

O Ministério da Justiça convida todos a participarem da 3ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que em 2016 será realizada no período de 25 a 30 de julho.

O dia 30 de julho foi instituído  pela Assembleia Geral da ONU como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 

Dentre os objetivos da Semana estão ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade e das instituições públicas e privadas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, bem como dar visibilidade às ações nacionais desenvolvidas no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

A Semana de Mobilização acontece de norte a sul do país, graças aos apoiadores:

- Rede de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante;

- Comitês Sociais do Coração Azul;

- Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap); e

- Vários órgãos públicos e não-governamentais.

 Ilumine prédios de azul, promova seminários, rodas de diálogos, blitze educativas, distribua materiais ou crie outras ações. Para isso, todo o material publicitário da campanha estará disponível, podendo ser reproduzido e divulgado, por meio físico ou digital. Ajude a combater esse crime. 

Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas. 


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Relatório da 3ª Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2016

Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2015

 No dia 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vários países se mobilizam por meio da Campanha Coração Azul, lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC-ONU). No Brasil, a data também será marcada pela Semana de Mobilização, que vai de 27 a 31 de julho de 2015. O Ministério da Justiça convida todos a participarem desse movimento de alerta e prevenção de novas vítimas do tráfico de pessoas.

A Semana de Mobilização acontecerá de norte a sul do país, com o apoio da Rede de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante, além dos Comitês Sociais do Coração Azul, Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap) e vários órgãos públicos e não-governamentais.

Sua participação é muito importante! Vamos multiplicar esforços na luta contra essa grave violação de direitos humanos.

Ilumine prédios de azul, promova seminários, rodas de diálogos, blitze educativas, distribua materiais ou crie outras ações. Para isso, todo o material publicitário da campanha estará disponível, podendo ser reproduzido e divulgado, por meio físico ou digital.

Ajude a combater esse crime. Liberdade não se compra. Dignidade não se vende.

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 Relatório da 2ª Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2015

  


 

 

Campanha Coração Azul

No dia 09 de maio de 2013,  o Ministério da Justiça da República Federativa do Brasil iniciou uma imensa campanha de sensibilização para combater o tráfico de pessoas denominada Coração Azul, que contará com a participação de vários artistas tendo Ivete Sangalo como Embaixadora Brasileira da Campanha.

A Campanha é promovida internacionalmente pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime –UNODC e foi lançada no Prêmio Mundial das Mulheres, em Viena, Áustria, em 5 de março de 2009, sob o título de Blue Heart Campaign e o Brasil intencionou sua vontade em aderir à campanha mundial em virtude de possuir uma Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas alinhada às diretrizes da ONU para o tema. O México foi o primeiro país, em 2010, a adotar a campanha a nível nacional como a sua campanha de prevenção contra o tráfico de seres humanos oficial. Uma das ações de lançamento foi a iluminação em azul de vários edifícios na capital mexicana. Outros países já manifestaram intenção de aderir à Campanha Coração Azul e alguns já a utilizam, tais como Bélgica, Colômbia , Coréia do Sul, Líbano, México, Portugal, Sérvia Espanha, Suíça, Tailândia e agora o Brasil.

Vale ressaltar que iniciativa brasileira em aderir à Campanha do Coração Azul almeja fomentar a difusão de informações sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas entre os mais diversos estratos da sociedade brasileira, de forma a divulgar boas práticas, promover a sua prevenção e o incremento da justiça criminal. A campanha serve ainda para conscientizar e inspirar aqueles que detêm poder de decisão a promover as mudanças necessárias para acabar com esse crime.

O conceito da Campanha nacional expressa o princípio base do  trabalho que vem sendo realizado de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e reforça o caráter ético e filosófico da luta contra este crime, sendo um ótimo motivo para ser representado simbolicamente pelo coração. O conceito de humanidade que  une as pessoas é superior às diferenças que as separam. Pessoas não são produtos, não podem ter suas vidas tratadas como mercadoria. A Campanha possui os seguintes objetivos: Tornar o símbolo “Coração Azul” um ícone de reconhecimento da Campanha de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Promover ações promocionais e intervenções, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, ONGs, Órgãos Governamentais, mídia e formadores de opinião para esse problema social; Despertar na população a consciência social, utilizando o símbolo do Coração Azul para tangibilizar a Campanha, incentivando assim a busca pela informação e denúncia.

O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso desta Instituição com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana e que fere princípios de Direitos Humanos consagrados em inúmeros documentos internacionais ratificados por quase todos os países do mundo.     A campanha do Blue Heart Campaign  busca fazer do Coração Azul o símbolo internacional da luta contra o tráfico de pessoas. Usando o Coração Azul você ajuda a conscientizar sobre o tráfico de pessoas e adere à Campanha para lutar contra esse crime transnacional e globalizado.

Com a adesão, o Brasil se compromete a disponibilizar meios de divulgação e mobilização da sociedade para a luta contra o tráfico de pessoas. Espera-se que a mobilização com a Campanha  nas várias esferas governamentais e no seio social, através das redes sociais, do uso do coração azul na lapela e outros gestos simples mas emblemáticos, sirvam para ser mais um instrumento de combate ao crime do Tráfico de Pessoas.

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Fundo de Palco  

Lateral do Palco  

Spot Radio

Video - Campanha Coração Azul

 

Balanço das Ações da Semana de  2014


Tráfico Internacional de Mulheres Denuncie 

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Passaporte 

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 Totem - Conheça seus direitos 



Ajude o Brasil a não cair nessa armadilha 

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 Postal 



A decisão de viajar é sua 

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