Você está aqui: Página Inicial > Sua Segurança > Segurança Pública > Sinesp

Segurança Pública

O Sinesp

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) é uma plataforma de informações integradas, que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública implementado em parceria com os entes federados. Ele foi criado através pela Lei 12.681, de 04 de julho de 2012 com a finalidade de armazenar, tratar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública, sistema prisional e execução penal, enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas.

O objetivo da Senasp é integrar os dados da segurança pública, prisionais e sobre drogas através do Sinesp até 2019. Para alcançar esse objetivo foram desenvolvidas diversas soluções que estão sendo disponibilizadas aos estados, com implantação e treinamento.

Saiba mais

Conselho Gestor do Sinesp

Em 2013, mais um passo foi dado, com a instituição do Conselho Gestor do Sinesp, cuja competência é estabelecer procedimentos sobre coleta, análise, sistematização, integração, atualização e interpretação de dados e informações de segurança pública, do sistema prisional e de execução penal e enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas. Os 26 Estados e o Distrito Federal pactuaram como parceiros do Projeto Sinesp, resultando 27 Termos de Adesão assinados

Saiba mais