Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça lança campanha contra o abuso de álcool

Ministério da Justiça lança campanha contra o abuso de álcool

por publicado: 05/02/2015 15h49 última modificação: 05/02/2015 15h49

Brasília, 05/02/14 - Com a proximidade do carnaval, quando aumenta o consumo de bebidas alcoólicas, o Ministério da Justiça lança uma campanha que vai durar até o final deste ano para conscientizar jovens sobre os malefícios do álcool. Com o mote “Bebeu, perdeu”, a iniciativa também visa aos grandes shows, períodos de férias e feriados prolongados e festas tradicionais como Festival em Barretos, Parintins, Festas de São João, Oktober Fest, entre outros com foco em Internet e redes sociais.

As peças apelam para o bom-humor e situações cotidianas de abuso de álcool como uma ida ao hospital para uso de glicose, telefonemas e mensagens inconvenientes, perdas de memória,

Para a primeira etapa, durante o Carnaval, cinco vídeos publicitários apresentando jovens em situações vexaminosas devido ao consumo de álcool serão exibidos em salas de cinema de cinco cidades com forte tradição de carnaval de rua - Ouro Preto (MG), Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - onde também serão divulgados outdoors e painéis alusivos à campanha em aeroportos, rodoviárias, hotéis e transporte urbano.

Pesquisa encomendada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2010, afirma que 60% dos jovens estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e particulares, responderam já ter consumido álcool ao menos uma vez na vida. Desses, 15,4% tinham entre 10 e 12 anos, e 43,6% entre 13 e 15 anos.

Vale lembrar que a venda de bebidas a menores de idade é ilegal que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pode ser punida com até quatro anos de prisão e multa.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315