Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Escola Nacional forma primeira turma de tutores do Mercosul e Peru

General

Escola Nacional forma primeira turma de tutores do Mercosul e Peru

por publicado: 11/06/2015 11h40 última modificação: 16/06/2015 12h36
Objetivo é desenvolver competências, habilidades e atitudes para a condução de turmas no ensino a distância

Brasília, 11/06/2015 – A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), por meio da sua Rede Nacional de Educação a Distância, promove o 1º Curso para Formação de Tutores em Defesa do Consumidor destinado ao Peru e países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai).

 

O curso para tutores tem como objetivo desenvolver competências, habilidades e atitudes para a condução de turmas no ensino a distância. Com duração de 40 horas, e período de aula entre 15 de junho a 15 de julho de 2015, o curso será voltado aos servidores dos órgãos de proteção e defesa do consumidor do Mercosul.

 

Na Argentina, o órgão de defesa do consumidor é a Dirección Nacional de Defensa del Consumidor y Arbitraje de Consumo; no Paraguai, Secretaría de Defensa del Consumidor y el Usuário. No Uruguai, Dirección General de Comercio/Área Defensa del Consumidor e no Peru, Instituto Nacional de Defensa de la Competencia y de la Protección de la Propiedad Intelectual.

 

Com o Brasil, esses órgãos elaboraram Curso de Defesa do Consumidor MERCOSUL e Peru, resultado do desenvolvimento de política de proteção ao consumidor pelo Comitê Técnico nº 7 de Defesa do Consumidor.  

 

Sobre a ENDC

 

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor é uma ação da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, voltada à promoção da defesa do consumidor por meio da capacitação e aprimoramento dos agentes integrantes do SNDC, bem como da sociedade. Em seus quase oito anos de existência, esteve presente em todo o país e suas atividades resultaram na capacitação de mais de 17.500 alunos até o presente momento.

 

No âmbito do Mercosul, há comitês técnicos que visam à harmonização normativa e à uniformidade de políticas do bloco em diversas áreas, dentre as quais se destaca a defesa do consumidor. Voltado para a área da proteção e defesa do consumidor, o Comitê Técnico nº 7 é o órgão subordinado à Comissão de Comércio do Mercosul (CCM) e que reúne os órgãos nacionais de defesa do consumidor dos Estados Partes, sendo a Secretaria Nacional do Consumidor a integrante brasileira do Comitê.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315