Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta chamada pública para centros de capacitação em reparação psíquica

Aberta chamada pública para centros de capacitação em reparação psíquica

por publicado: 11/12/2015 18h05 última modificação: 14/03/2016 09h16
Edital tem como foco as vítimas de violações de direitos humanos

Brasília, 11/12/15 - O Ministério da Justiça, em parceria com o Conselho Britânico, torna pública chamada para o projeto "Clínicas do Testemunho – Centros de Capacitação para Reparação Psíquica e Enfrentamento da Violência", com foco em reparação psíquica a vítimas de violações de direitos humanos. O programa será desenvolvido por entidades da sociedade civil com o financiamento do Fundo Newton, do Reino Unido. 

Poderão participar as instituições já selecionadas pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça para a constituição de núcleos do Projeto Clínicas do Testemunho. Caso tenham os seus projetos aprovados pelo Conselho Britânico, essas instituições, além de abrigarem clínicas do testemunho para atenção psicológica a vítimas diretas e indiretas de violência de Estado praticada entre 1946 e 1988, constituirão centros de capacitação em reparação psíquica em conjunto com especialistas ingleses.   

Segundo o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, o programa permite o uso de recursos externos para expandir e aprofundar o projeto. "De um lado vamos ter a experiência das Clínicas do Testemunho e, de outro, a expertise britânica em saúde pública e psicanálise, sendo aproveitados para proporcionar qualificação a profissionais de várias instituições públicas e privadas no Brasil, de maneira a aprimorar a sua aptidão para lidar com os aspectos psicológicos de violações de direitos humanos. Dessa forma, o programa poderá contribuir para a melhora da qualidade da intervenção psicológica em casos de violência de Estado e, consequentemente, para a quebra do ciclo de violência no Brasil". 

Serão beneficiados profissionais de diferentes instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. Porém, os principais favorecidos serão os do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Para ver o edital, visite o site do Conselho Britânico

Sobre o Fundo Newton e as Clínicas de Testemunho

O Fundo é uma iniciativa do governo britânico voltado à promoção do desenvolvimento social e econômico nos países parceiros. O Conselho é o operador do Fundo Newton no Brasil em matéria de desenvolvimento profissional.

Já o projeto Clínicas do Testemunho seleciona, por chamada pública, projetos da sociedade civil de atenção psicológica a vítimas diretas e indiretas de violência de Estado praticada entre 1946 e 1988, ajudando a enfrentar os legados da ditadura. No âmbito do projeto, as pessoas atendidas podem falar de suas vivências por intermédio de escutas realizadas por equipe capacitada, com uma metodologia apropriada para lidar com traumas advindos da violência de Estado. Além disso, o projeto investe na capacitação de profissionais que lidam com os efeitos psíquicos desse tipo de violência e na produção de materiais sobre a temática. 

Ministério da Justiça

facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br

imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315