Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ACNUR promove hoje tweetchat sobre refugiados sírios na América Latina

ACNUR promove hoje tweetchat sobre refugiados sírios na América Latina

por publicado: 23/10/2014 11h42 última modificação: 23/10/2014 11h42

Brasília, 22/10/14 – O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) promove, nesta quinta-feira (23), das 15hs às 16hs, um tweechat sobre a presença de refugiados sírios na América Latina. A conversa será pela conta do ACNUR no Twitter (@ACNURBrasil). Os seguidores conversarão com o representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez. Para participar do tweetchat é só postar um mensagem no Twitter com o hashtag #Cartagena30.

Ramirez é representante do ACNUR no Brasil desde 2010 e trabalha na Agência da ONU para Refugiados desde 1987. Atuou em operações humanitárias no México, Tanzânia, Costa Rica, Equador, Venezuela e Afeganistão. Também trabalhou em Nova York e Genebra. É economista formado pela Universidade Autônoma do México (UNAM), com mestrado em Sociologia e doutorado em Economia.

A América Latina já abriga cerca de 1,6 mil refugiados sírios vítimas do conflito que assola aquele país do Oriente Médio.

A hashtag #Cartagena30, a ser utilizada no tweetchat, é uma referência ao 30º aniversário da Declaração de Cartagena sobre Refugiados, que é celebrado este ano.

Adotada em 1984, a Declaração é um instrumento legal não vinculante que vem orientando os países da América Latina e do Caribe na proteção e integração de refugiados e outras populações deslocadas por conflitos armados e perseguições.

A chegada de refugiados sírios à América Latina reafirma a tradição de asilo na região e a força da Declaração de Cartagena como base da proteção de refugiados na região. Para celebrar os 30 anos da Declaração, o ACNUR e os governos latino-americanos estão negociando um Plano de Ação que guiará a proteção de refugiados na região durante os próximos 10 anos. O documento será adotado em dezembro, durante reunião ministerial que ocorrerá em Brasília para encerrar as celebrações do 30º aniversário da Declaração de Cartagena.

 Com informações da ACNUR

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315