Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senacon e OAB: acordo busca aperfeiçoar legislação

Destaque

Senacon e OAB: acordo busca aperfeiçoar legislação

por publicado: 29/10/2014 18h25 última modificação: 29/10/2014 18h37
Órgãos irão estabelecer agenda prioritária para monitoramento de projetos de leis relacionados à defesa do consumidor

 

Brasília, 29/10/14 - Intercâmbio de informações, acompanhamento normativo, articulação institucional. Esses são o objetivo do acordo de cooperação firmado nesta quarta-feira (29) entre a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

A cooperação irá estabelecer ações conjuntas, por intermédio da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, e favorecer a elaboração de estudos técnicos voltados ao aperfeiçoamento da legislação consumerista e das demais questões jurídicas que envolvem o acesso à Justiça.

"Essa é uma cooperação histórica, pois oficializamos a articulação institucional do órgão federal de defesa do consumidor e a Ordem dos Advogados do Brasil, importante órgão do sistema de Justiça. Acabamos de definir com o presidente do Conselho que vamos estabelecer uma agenda prioritária, que passa pelo monitoramento conjunto de projetos de leis relacionados à defesa do consumidor e os preparativos para os vinte e cinco anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC)", ressaltou a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.

O presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, ressalta que o acordo fortalecerá a atuação da OAB frente a um tema de extrema importância para a advocacia, que é o direito do consumidor. “O intercâmbio de ideias e de práticas, assim como a construção de uma agenda conjunta, resultarão em ações propositivas e na melhoria de nossas instituições”, disse o presidente.

Já Bruno Burgarelli, presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB, afirma que essa é uma construção que vem sendo feita há anos, e que agora chegou-se a um denominador comum. “Essa é uma cooperação por meio da qual ganha o advogado, ganha o governo e, principalmente, ganha o consumidor com o avanço dessas questões. O acordo trará uma melhor qualidade na análise de projetos de lei e uma proteção aprimorada dos diretos do consumidor a partir da ação conjunta de duas instituições com grande preparo técnico e com condições de atuar no processo legislativo antes mesmo de ele ser finalizado. Isso vai beneficiar muito a defesa do consumidor", disse Burgarelli.

Foto: Eugênio Novaes/CFOAB

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315