Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acre inaugura laboratório contra lavagem de dinheiro

General

Acre inaugura laboratório contra lavagem de dinheiro

por publicado: 14/02/2014 16h49 última modificação: 21/02/2014 12h44
Em apenas uma semana, MJ entregou três unidades da rede nacional de combate a este tipo de crime. Agora já são 31 laboratórios em todo o Brasil. Até o fim de 2014 serão 43 em funcionamento

O Ministério da Justiça entregou três laboratório de tecnologia contra a lavagem de dinheiro em apenas uma semana. Nesta sexta-feira (14), o Acre passou a fazer parte da rede nacional de combate a este crime. Agora já são 31 unidades em todo o Brasil. Em plena expansão, até o fim de 2014 serão 43 laboratórios em funcionamento.

Após inaugurar os laboratório no Amapá e Paraíba, o Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça do MJ (SNJ/MJ) inaugurou a unidade do Ministério Público de Rio Branco (AC), em cerimônia realizada hoje. 

A série de entregas faz parte da execução do planejamento do DRCI, cuja meta é, ainda em 2014, dotar todos os estados com um laboratório de lavagem de dinheiro. O objetivo é fortalecer as investigações contra crimes que afetem a ordem tributária e administração pública, e que necessitem da quebra de sigilo bancário de inúmeras contas ou sigilos telefônico e fiscal durante um longo período.

O MJ é responsável pela entrega dos equipamentos (softwares e hardwares), treinamento de pessoal no manuseio das ferramentas tecnológicas e capacitação em técnicas de análise.

A solenidade de entrega em Rio Branco aconteceu no Núcleo de Apoio Técnico (NAT), onde funcionam as instalações do laboratório. O evento contou a presença de promotores e representantes do governo.

O coordenador da Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro, do DRCI, Roberto Zaina, destacou o funcionamento do laboratório. “Estamos consolidando uma nova cultura investigativa no Brasil de não se contentar apenas com as prisões dos envolvidos com a lavagem de dinheiro. Temos que desarticular o criminoso e sua organização, recuperando o patrimônio e os ativos financeiros para o estado”.

O LAB-LD é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça. Agora, o MPAC integra oficialmente a Rede de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB).


Por Lucas Rosário
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br