Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Recall para antidepressivo e antibiótico do laboratório Teuto

Destaque

Recall para antidepressivo e antibiótico do laboratório Teuto

por publicado: 21/10/2014 16h06 última modificação: 21/10/2014 17h39
Há riscos de aumento de serotonina no corpo e falha no tratamento de infecção com a troca de medicamentos e suas embalagens

 

Brasília, 21/10/14 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) informa que o Laboratório Teuto Brasileiro S.A. protocolou campanha de chamamento para recolhimento dos medicamentos antidepressivo Cloridrato de Paroxetina 20 mg e do antibiótico Norfloxacino 400 mg, fabricados em novembro de 2013 e pertencentes ao lote 2946049. Comprimidos do antidepressivo foram cartonados em embalagem do antibiótico. A campanha de recall abrange ambos os produtos por fazerem parte de um mesmo lote.

De acordo com a empresa, a campanha, com início em 3 de outubro de 2014, atinge 11.500 produtos colocados no mercado de consumo.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, “o Cloridrato de Paroxetina é um antidepressivo, utilizado no tratamento de depressão e de outros transtornos psiquiátricos. O Norfloxacino é um medicamento com ação bacteriana, utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias. O uso equivocado do produto Paroxetina ao invés do Norfloxacino (medicamento indicado na caixa) causará o aumento dos níveis de serotonina, neurotransmissor responsável por diversas ações no organismo. Por sua vez, a não utilização do Norfloxacino, influenciará no tratamento da infecção”.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 62 1800, ou pelo site www.teuto.com.br. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.br/recall.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315