Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alerta de recall para tabelas de carboidratos dos produtos Lilly

Alerta de recall para tabelas de carboidratos dos produtos Lilly

por publicado: 11/02/2016 18h04 última modificação: 10/03/2016 11h33

Brasília, 11/02/16 - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) informa que a Eli Lilly do Brasil LTDA protocolou campanha de chamamento das Tabelas de Carboidratos entregues com produtos da marca no Brasil, em razão de erros no conteúdo do material educacional, o que pode levar o paciente a engano e à utilização de dosagem incorreta de insulina.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

De acordo com a Lilly, a campanha de chamamento abrange, aproximadamente, 21.655 tabelas produzidas entre fevereiro e novembro de 2015.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Lilly informou que "constatou a existência de alguns erros no conteúdo do material educacional denominado Tabela de Carboidratos, com data de impressão de fevereiro de 2015, utilizada como referência para a contagem de carboidratos por pacientes que usam insulina". Diante disso, “os erros identificados foram, em sua maioria, valores de gramas de carboidrato maiores do que os reais, o que pode levar ao uso de dose inadequada de insulina, além da ausência de algumas informações referentes à alguns alimentos”.

 Serviço

Mais informações podem ser obtidas junto à Lilly, por meio do telefone 0800 701 04 44. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – justica.gov.br. 

Ministério da Justiça

facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928