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Alerta de recall para veículos Jaguar F-Type, XF e XJ

por publicado: 14/11/2014 17h25 última modificação: 14/11/2014 17h25

Brasília, 14/11/14 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) informa que a Jaguar e Land Rover Brasil Importação e Comércio de Veículos Ltda. protocolou campanha de chamamento para reposicionamento da correia de acionamento da bomba hidráulica de direção assistida e a fixação do cabo positivo da bateria ao alternador nos veículos Jaguar F-TYPE, XF, e XJ, ano/modelo 2015, fabricados entre agosto de 2014 e outubro de 2014.

De acordo com a empresa, a Campanha, com início em com início em 13 de novembro de 2014, abrange 17 veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre os intervalos SAJAA6095F8K17350 a SAJAA66M6FMK17649, para veículos F-Type, SAJAA06U0FPU50387 a SAJAA0799F8U49629, para veículos XF, e SAJAA1695F8V78264 a SAJAA18Y7FMV77063, para veículos XJ.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou “a possibilidade da correia de acionamento da bomba hidráulica de direção assistida soltar-se da polia guia e a fixação do cabo positivo da bateria ao alternador soltar-se de seu local”. Nessa hipótese, “poderão aparecer luzes de aviso ao motorista, incluindo aviso de bateria no painel de instrumentos, e o veículo perderá a direção assistida, podendo causar dificuldade na direção e aumentando o risco de acidente, com possibilidade de danos físicos e/ou matérias aos ocupantes e terceiros”. Além disso, “caso o cabo da bateria se solte, a mesma poderá gerar um arco elétrico que, por sua vez, poderá originar uma sobrecarga térmica, fusão e/ou combustão do isolamento do capô. Nestas condições, existe um maior risco de incêndio por baixo do capô do veículo, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros”.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 729 1420 ou pelo e-mail cliente@jaguar.com.br. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – http://portal.mj.gov.br/recall.

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