Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Amazonas recebe lanchas para reforçar a segurança na Copa do Mundo

Amazonas recebe lanchas para reforçar a segurança na Copa do Mundo

por publicado: 25/04/2014 18h14 última modificação: 25/04/2014 18h15

Brasília, 25/4/14 – A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça – Sesge/MJ acompanhou essa semana os testes operacionais das 12 lanchas entregues ao estado do Amazonas pelo Governo Federal. As embarcações serão utilizados para reforçar a segurança no entorno de Manaus durante a Copa do Mundo.

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, declarou que o evento está deixando um legado. “O governo federal passou para o governo do estado equipamentos de primeira linha para a área de segurança. Isso vai garantir um bom padrão de segurança na Copa do Mundo. Esses equipamentos vão permitir a ação integrada das forças de segurança pública com o que há de mais moderno”, afirmou o ministro.

Construídas em alumínio naval para suportar a navegação dos rios do Amazonas e com dois motores de 200hp, as lanchas constituem um investimento importante para o estado como afirmou o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Almir David Barbosa: “Sabendo que as nossas estradas são os nossos rios, a Secretaria deu à Polícia do Amazonas esta importante atenção. Nunca tivemos embarcações deste porte para atuar em toda a região amazônica.”

De acordo com o coronel, a Marinha e o Exército já realizaram visitas para conhecer os equipamentos. “Após o período de testes e treinamentos, as lanchas serão utilizadas para realizar operações preventivas, a fim de garantir a segurança dos cidadãos, e repressivas caso a polícia tenha que atuar de imediato”, disse o Comandante-Geral

Cerca de R$ 100 milhões estão sendo investidos pelo governo do Amazonas e pelo governo federal na capacitação de profissionais e na estrutura de segurança que ficará como um dos principais legados da Copa para a cidade de Manaus. O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) está em fase final de construção na zona centro-sul da cidade.

Equipamentos recebidos pelo Amazonas

Entre os equipamentos comprados pela Sesge para a segurança em Manaus estão, além das embarcações, aparelhos de raio-X portátil, robôs antibombas, roupa de proteção antibombas, detector de gases tóxicos e substâncias explosivas e kits de armamento menos letal. Também foram entregues caminhões para serem utilizados como Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICM), que já vêm sendo utilizados em eventos no estado.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315