Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional celebra o Patrimônio Audiovisual com filmes e debates

Arquivo Nacional celebra o Patrimônio Audiovisual com filmes e debates

por publicado: 21/10/2015 15h19 última modificação: 21/10/2015 15h19

Rio, 21/10/15 - No dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, 27/10, o Arquivo Nacional promove a exibição de documentários e debates, com entrada gratuita. A partir do tema “Arquivos em risco: protegendo as identidades do mundo”, o evento vai discutir a identidade dos povos de matriz africana e sua contribuição para a formação da sociedade brasileira, com ênfase na cidade do Rio de Janeiro.

Serão exibidos os documentários "Serra do Caxambu”, “Pedra Que Samba”, “Kbela – o filme” e “O Porto do Rio”, seguidos de debate com os diretores e com a professora e pesquisadora Hebe Mattos (UFF).

Programação: 27 de outubro

14h – Abertura

Jaime Antunes da Silva – Diretor-geral do Arquivo Nacional Maria Aparecida Silveira Torres - Coordenadora-geral de Acesso e Difusão Documental Mauro Domingues - Coordenador-geral de Processamento e Preservação do Acervo

15h - exibição dos documentários "Serra do Caxambu”, “Pedra Que Samba”, “Kbela – o filme”e “O Porto do Rio”.

 17h - debate

Hebe Mattos - Professora Titular de História do Brasil / Coordenadora do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) Márcio Brito Neto - Diretor e produtor do filme “Serra do Caxambu”

Isabel Zua - Narradora do filme “Pedra Que Samba” 

Local: Auditório do Arquivo Nacional

Serra do Caxambu

MARCIO BRITO NETO

Documentário/Documentary

Cor/Color DCP 15'

Brasil - 2015 

Narrativa sobre o jongo (caxambu), dança e música de matriz africana, considerado “pai” do samba, através do olhar dos descendentes de negros escravizados. O documentário mostra o encontro dos jongueiros de São José da Serra, remanescentes do quilombo mais antigo do estado do Rio de Janeiro, com o grupo Jongo da Serrinha.

Assista ao trailer: https://vimeo.com/139407788

 

Pedra Que Samba

CAMILA AGUSTINI, ROMAN LECHAPELIER

Documentário/Documentary

P&B/B&W DVD 10'

Brasil – 2015 

Um passeio pelo Circuito da Herança Africana no antigo porto do Rio de Janeiro revela a roda de samba da Pedra do Sal. Uma voz de uma escrava evoca o passado. Construções viram pó. Ficam as pessoas. E o samba.

Assista ao trailer: https://vimeo.com/139104041

 

Kbela – O filme

YASMIN TAINÁ

Documentário/Documentary

23'

Brasil – 2015

O filme busca refletir sobre o lugar da mulher negra na sociedade contemporânea, os atuais padrões de beleza, sua expressão, autoimagem e identidade. Ela define: “Temos dito que é uma experiência sobre ser mulher e tornar-se negra. O filme é uma sequência de metáforas presentes no cotidiano de boa parte das mulheres negras do mundo”. Kbela tem forte inspiração em “Alma no Olho” realizado por Zózimo Bulbul.

 

O Porto do Rio

PEDRO ÉVORA, LUCIANA BEZERRA

Documentário/Documentary

Cor/Color DCP 85'

Brasil - 2015

O documentário narra, por meio de entrevistas com moradores e técnicos, a transformação da região portuária da antiga capital do Brasil em face às obras de reestruturação urbana promovidas pelo projeto Porto Maravilha. O filme percorre a vertente cultural do samba na região para contar a história do principal porto de escravos das Américas e ensaiar caminhos e desejos para a consolidação do bairro no coração do Rio de Janeiro.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

ASCOM - ARQUIVO NACIONAL

Praça da República, 173, Bl. P – Centro 

Rio de Janeiro, RJ – Brasil - 20211-350

Tel.: (55 21) 2179-1349 

www.arquivonacional.gov.br