Destaque
Arquivo Nacional lança concurso para produção científica em arquivologia
Brasília, 10/3/17 - O desenvolvimento da Arquivologia brasileira ganha mais um apoio importante do poder público. Com o objetivo de fomentar a produção acadêmica, o Arquivo Nacional promove o “Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca 2017”, voltado para três categorias de pesquisa: melhor trabalho de conclusão de curso de graduação; melhor dissertação de mestrado; e melhor tese de doutorado.
Para avaliar os trabalhos, a comissão julgadora será composta por professores doutores de comprovada experiência em pesquisa e reconhecimento acadêmico na área de Ciências Sociais Aplicadas. Esta comissão vai selecionar os trabalhos concorrentes com base em critérios de relevância e contribuição da pesquisa para o pensamento crítico na área de Arquivologia, bem como ineditismo na abordagem do tema.
Outros quesitos para a avaliação estão expressos no regulamento do prêmio. As inscrições vão até o dia 02 de maio de 2017.
Homenagem
A iniciativa retoma o prêmio criado pela antiga Associação dos Arquivistas Brasileiros, cujo acervo e direitos foram doados ao Arquivo Nacional e homenageia Maria Odila Fonseca (1953-2007), renomada professora de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense e servidora pública do Arquivo Nacional.