Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional lança exposição "O Rio em movimento"

Arquivo Nacional lança exposição "O Rio em movimento"

por publicado: 06/10/2015 16h04 última modificação: 06/10/2015 16h04
Mostra apresenta ao público uma visão sobre as muitas intervenções realizadas no espaço urbano e na geografia, que alteraram profundamente a paisagem natural

 Brasília, 6/10/15 - O Arquivo Nacional lança, no próximo dia 15, a exposição "O Rio em movimento: cidade natural, cidade construção". Comemorando os 450 anos da cidade, a mostra apresenta ao público uma visão sobre as muitas intervenções realizadas no espaço urbano e na geografia, que alteraram profundamente a paisagem natural, desde o período colonial até finais dos anos 1970.

O acervo do Arquivo Nacional conta com imagens do jornal Correio da Manhã, arquivos do engenheiro Hélio de Brito, responsável pela abertura da Avenida Presidente Vargas, e da Família Ferrez – Júlio, Luciano e Gilberto Ferrez, principalmente, que registraram de perto algumas dessas mudanças. O importante acervo de livros raros da biblioteca da instituição contém a iconografia produzida por viajantes, botânicos e litógrafos que visitaram o Rio de Janeiro desde o período colonial. Fotografias, mapas, plantas, fotogramas de filmes, gravuras e litografias que ajudam a contar um pouco desta longa história de uma cidade dividida entre as montanhas e o mar, entre o natural e o construído: o Rio Janeiro, sempre em movimento.

Lançamento da exposição "O Rio em movimento: cidade natural, cidade construção"

Data: 15 de outubro

Horário: 15h

Local: Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro) Entrada franca.

Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até março de 2016.

 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 ASCOM - ARQUIVO NACIONAL

 Praça da República, 173, Bl. P – Centro

 Rio de Janeiro, RJ – Brasil - 20211-350

 Tel.: (55 21) 2179-1349

 www.arquivonacional.gov.br