Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Audiência de Custódia garante o direito de a pessoa presa em flagrante ser ouvida pelo juiz em até 24h

Audiência de Custódia garante o direito de a pessoa presa em flagrante ser ouvida pelo juiz em até 24h

por publicado: 20/04/2015 18h04 última modificação: 20/04/2015 18h13

 

Brasília, 20/4/15 - A implantação do projeto “Audiência de Custódia” em todo o Brasil ganhou fôlego com o acordo de cooperação técnica, assinado no início de abril pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski. A medida visa diminuir o número de presos provisórios, além de prevenir a prática de tortura contra pessoas custodiadas pelo Estado. 

A audiência de custódia garante à pessoa  presa em flagrante o contato direto com o juiz responsável em até 24h. A primeira audiência, que antes poderia demorar meses, deverá ocorrer até o dia posterior à prisão, contando com a presença do Ministério Público, da Defensoria Pública ou de um advogado. O juiz avaliará a legalidade e a real necessidade de prisão provisória. 

A medida tem o intuito  de garantir que os direitos individuais do cidadão sejam respeitados e de reduzir o número de presos provisórios, que, hoje, são mais de 40% da população prisional do País. Para o Coordenador-Geral de Penas e Medidas Alternativas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Victor Martins Pimenta, a medida inibirá irregularidades no tratamento de presos, pois “a apresentação pessoal do preso em flagrante ao Juiz contribui para o aprimoramento do sistema de justiça criminal, inibindo a prática de tortura contra a pessoa custodiada e reduzindo a conversão generalizada e automática do flagrante em prisão preventiva”. 

De acordo Pimenta, o primeiro contato que o juiz tinha com o caso era pelo processo. "Ao colocar o preso frente a frente com o juiz, a audiência de custódia assegura que sejam julgadas pessoas e não papéis. Essa pessoalidade diminui significativamente o número de prisões preventivas desnecessárias ou ilegais", afirma. 

São Paulo foi o primeiro estado a implantar esse recurso a partir de parceria entre o Ministério da Justiça, o Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, no início do ano. O Maranhão também vem implementando a audiência de custódia desde outubro de 2014. Agora, a partir da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Justiça, o Conselho Nacional de Justiça e o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (9/4), o intuito é levar o projeto para todos os estados (veja matéria<https://www.justica.gov.br/noticias/mj-e-cnj-assinam-acordos-para-diminuir-superlotacao-nos-presidios>). 

O Depen firma parceria com os estados para a implantação e estruturação de Centrais Integradas de Alternativas Penais que possibilitam o acompanhamento e a fiscalização das medidas cautelares diversas da prisão definidas pelo Judiciário. Os resultados do acordo serão acompanhados pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa, parceiro do projeto.

 

Ministério da Justiça
Curta
 facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315