Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bombeiros da Força Nacional auxiliam vítimas de enchentes em RO

General

Bombeiros da Força Nacional auxiliam vítimas de enchentes em RO

por publicado: 24/02/2014 16h54 última modificação: 25/02/2014 14h32
MJ autoriza envio de tropa por 30 dias para atuar em ações de busca e salvamento nas áreas atingidas pela enchente do Rio Madeira

Brasília, 13/08/2013 – O Ministério da Justiça autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública por 30 dias em ações de busca e salvamento em áreas atingidas pela enchente do Rio Madeira, em Rondônia.  Na última sexta-feira (21), 30 bombeiros da Força Nacional seguiram para a região a fim de atuar em ações de atendimento às pessoas e à infraestrutura dos locais atingidos, além de ajudar na transferência de famílias afetadas.

Até o momento, mais de 1,3 mil pessoas já foram atingidas pela maior cheia do Rio Madeira em Rondônia. De acordo com a Sala de Gerenciamento de Crise, 1.336 famílias foram retiradas de suas casas em Porto Velho (RO) e em 14 distritos da capital, sendo 958 desalojadas e 378 desabrigadas.

A Força Nacional deverá permanecer na região pelos próximos 30 dias, com possibilidade de renovação. Para fugir das áreas alagadas, muitas famílias foram para casas de parentes e amigos. Outras centenas seguiram para abrigos organizados pela Defesa Civil e convivem, entre outras coisas, de forma comunitária.

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, solicitou o reforço da Força Nacional, com o deferimento do Ministério da Justiça, que determinou o envio dos militares, todos especializados nesse tipo de ação de resgate e auxílio.

A operação terá o apoio e a supervisão dos órgãos de segurança pública de Rondônia, nos termos do convênio de cooperação firmado com a União. O Corpo de Bombeiros de Rondônia informou que o intuito da equipe da Força Nacional é ainda o de prestar apoio humano e dar assistência em resgate de vítimas e distribuição de donativos.

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br