Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bombeiros da Força Nacional orientam banhistas e evitam afogamentos

Bombeiros da Força Nacional orientam banhistas e evitam afogamentos

por publicado: 15/05/2015 15h20 última modificação: 15/05/2015 15h20
A operação foi dividida em quatro eixos principais: orientações, advertências, salvamentos e ocorrências diversas

Brasília, 15/5/15 - A Força Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça divulgou relatório com as ações dos bombeiros na Operação Potiguar, no Rio Grande do Norte. Desde dezembro de 2014, as ações preventivas e de salvamento aquáticos no litoral potiguar recebem um importante reforço da Força Nacional de Segurança Pública. O efetivo fortalece o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e iniciou as atividades durante a Operação Verão.

Os bombeiros atuam no contato pessoal com os banhistas, alertam sobre os perigos e orientação sobre as condutas mais corretas da utilização da faixa de mar. A operação foi dividida em quatro eixos principais: orientações, advertências, salvamentos e ocorrências diversas. Entre dezembro de 2014 e abril de 2015, a Força Nacional salvou 86 pessoas no litoral do Rio Grande do Norte. Neste período, cerca de 14 mil pessoas foram orientadas sobre locais perigosos e mais 2,3 mil foram advertidas.

Segundo o major BM Luciano Virtuoso, a atuação da Força Nacional é importante para evitar mortes no litoral potiguar. “Neste ano, conseguimos um trabalho integrado que evitou afogamentos com mortes nas praias do estado. Este ano foi um marco no estado, pois foi um ano sem registro de morte por afogamento até o presente momento, graças ao trabalho da Força Nacional em conjunto com o Corpo de Bombeiro local”, analisou o major.

No RN, os bombeiros da Força Nacional estão distribuídos em 12 pontos estratégicos do litoral potiguar. Os locais escolhidos para implantação das bases da Força Nacional no litoral observam diferentes necessidades, como a limitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), frequência de banhistas, os perigos existentes devido às correntes de retorno e arrecifes, entre outros.

A secretária estadual da Segurança Pública, Kalina Leite, elogiou a atuação dos guarda-vidas da Força Nacional e disse que a parceria com os bombeiros do RN tem conquistado resultados surpreendentes. “As estatísticas registradas em nosso litoral desde a Operação Verão até o fim do mês de abril demonstram que o método de trabalho executado está sendo muito eficiente, pois os registros dos atendimentos em sua grande maioria estão relacionados com a atividade de prevenção, analisou a secretária.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928