Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil apresenta a delegação russa programa de combate à lavagem de dinheiro

Brasil apresenta a delegação russa programa de combate à lavagem de dinheiro

por publicado: 06/05/2014 11h58 última modificação: 06/05/2014 19h38

Brasília, 6/5/14 – Uma delegação russa está no Brasil para assinar termo de cooperação técnica na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. No Ministério da Justiça, os russos se reunirão com representantes da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) para conhecer as ações desenvolvidas no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/SNJ).

O ponto focal da visita, nesta terça-feira (6), é a apresentação do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) e da Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede LAB).

“A expectativa é que se estabeleça uma cooperação técnica e um intercâmbio de experiências para a transferência de tecnologia e inteligência”, explica o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

Na quarta-feira (7), a delegação conhecerá a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que reúne mais de 60 órgãos, entre entidades públicas e da sociedade civil, para otimizar a prevenção e o combate a esses crimes.

Destacam-se como resultados obtidos pela Enccla a própria criação da Rede LAB, a elaboração de projetos de lei, a capacitação de agentes públicos e a implementação de sistemas de acompanhamento e monitoramento de movimentações financeiras irregulares. “A experiência brasileira desenvolvida pela ENCCLA tem sido muito exitosa. Portanto, há todo o interesse em disseminar a outros países os resultados positivos que o Estado brasileiro vem conseguindo nessa área”, destaca o diretor do DRCI/SNJ, Ricardo Saadi.

A delegação visita no dia 5/5 o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) do Ministério da Fazenda e, no dia 6/5, as instalações do o LAB-LD no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315