Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil discute padronização de dados em segurança na AL

Destaque

Brasil discute padronização de dados em segurança na AL

por publicado: 29/07/2014 13h07 última modificação: 29/07/2014 14h43
Dezenove países participam das discussões sobre segurança cidadã. Reunião antecede Fórum Brasileiro em São Paulo

São Paulo, 29/7/14 - A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) participa, nesta terça-feira (29), em São Paulo (SP), da reunião do comitê gestor do Sistema Regional de Indicadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é avançar na padronização dos dados sobre segurança cidadã e convivência em 19 países da América Latina.

O Brasil apresenta no evento o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), criado pelo Ministério da Justiça para fortalecer a gestão da informação nas políticas públicas nessa área. A experiência e as boas práticas do país têm servido de referência para projetos internacionais.

Para a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp/MJ, Isabel Fiqueiredo, a integração de dados em segurança pública é fundamental. "O Brasil está empenhado em integrar seus bancos de dados e padronizar seus indicadores em segurança pública para fortalecer e otimizar as políticas públicas para a redução da violência e a criminalidade, numa parceria entre União, estados e municípios", destacou.

Além de representantes do Ministério da Justiça brasileiro, participam da reunião gestores governamentais em segurança pública da Colômbia, Argentina e México. Também integram as discussões membros do BID, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e da Organização do Estados Americanos (OEA), com os quais o Brasil dialoga em segurança pública.

A conferência de hoje conta com duas sessões distintas. Pela manhã, o tema foi 'Redes de Conhecimento em Segurança Cidadã na Região e Para a Região'. À tarde, os painéis abordaram as 'Capacidades Institucionais e Políticas Públicas em Segurança Cidadã na Região e para a Região'.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública
As discussões integram a programação do oitavo encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cuja abertura oficial será logo mais às 19h30, no auditório Itaú da Fundação Getúlio Vargas, na capital paulista. O evento deverá contar com a participação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Sinesp
O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp) é uma plataforma que permite aos cidadãos e profissionais de segurança pública de todo o país terem acesso a dados e estatísticas unificas por meio de consulta.

O acesso ao sistema é feito pelo portal www.sinesp.gov.br e também por meio de um aplicativo para smartphone. A página na internet divulga dados estatísticos sobre a criminalidade no Brasil, trazendo informações consolidadas em âmbito nacional sobre os números de homicídios, latrocínios, furtos, roubos, entre outros, servindo de fonte de informações a toda sociedade. Dentro do mesmo portal, existe uma área exclusiva para profissionais de segurança pública. O espaço contém informações que, no futuro, estarão integradas entre as instituições de segurança pública de todo o país.

Dentro do mesmo projeto, foi criado no final de 2013 o aplicativo Sinesp Cidadão, que já tem mais de 2 milhões de downloads. Por meio dessa ferramenta gratuita o público pode acessar informações checar pelos dados da placa se um veículo é roubado ou furtado. O usuário ainda pode verificar se uma pessoa tem um mandado de prisão contra si. Através dele, já foram recuperados mais de 55 mil veículos e mais de 2 mil pessoas foragidas foram identificadas.

 Leia também:

Aplicativo do MJ ajuda a recuperar 55 mil veículos e localizar 2 mil foragidos

OEA aponta Sinesp como modelo para integração de dados de segurança pública

Sistema de informação de segurança do Brasil pode ser modelo para a OEA

MJ lança sistema inédito que integra informações de segurança no Brasil

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315