Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil e Bolívia discutem estratégias para evitar rota ilegal de imigrantes

Brasil e Bolívia discutem estratégias para evitar rota ilegal de imigrantes

por publicado: 01/06/2015 20h31 última modificação: 01/06/2015 20h45
Autoridades dos dois países trataram também do combate ao narcotráfico, o tráfico de armas e de pessoas

 

De La Paz – 1º/5/15 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ministro de Governo da Bolívia, Carlos Romero Bonifaz, se reuniram nesta segunda-feira (1º), na sede da pasta boliviana, em La Paz, para discutir a entrada de haitianos no Brasil que usam a Bolívia como rota de entrada em território brasileiro.

Ouça o áudio da coletiva na Bolívia

No encontro bilateral, as autoridades também trataram da questão de segurança nas áreas de fronteira, e decidiram intensificar o trabalho de fiscalização para combater o narcotráfico, o tráfico de armas e de pessoas.

"É de fundamental importância que Peru, Bolívia e Equador estabeleçam formas de fiscalização conjunta com o Brasil nas fronteiras para que a gente possa combater os crimes transnacionais", disse o ministro.

Sobre a questão migratória de haitianos, Cardozo afirmou que "organizações criminosas incentivam a imigração ilegal, quando ela pode ser feita de forma legal em condições muito melhores não só para aqueles que migram como também para os países que os acolhem". O ministro classificou o encontro como "muito produtivo".


Também participaram da discussão o Assessor Especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, o embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães e o diretor executivo da Polícia Federal, Rogerio Galloro.


Amanhã (terça, 2), Cardozo e sua equipe se reúnem com autorides do Peru, em Lima.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928