Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil, Peru, Bolívia e Equador se unem contra rede criminosa que explora imigração ilegal

Brasil, Peru, Bolívia e Equador se unem contra rede criminosa que explora imigração ilegal

por publicado: 04/06/2015 12h53 última modificação: 04/06/2015 12h53

 

De Quito, 4/6/15 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, viajou para a Bolívia, Peru e Equador, onde reuniu-se com ministros desses três países para discutir o combate a organizações criminosas que exploram a entrada de haitianos no Brasil por rotas irregulares.

Clique e ouça o áudio


Segundo Cardozo, após os encontros, as nações foram unânimes em suas  conclusões: "O resultado final é que queremos combater as organizações criminosas e permitir que aqueles que queiram vir ao Brasil venham de maneira legal. Por isso, vamos ampliar a expedição de vistos em Porto Príncipe, no Haiti, e vamos discutir medidas policiais de controle de migração legalizado entre esses países"


De acordo com o ministro da Justiça, ficou decidido que serão  feitas, o mais breve possível, uma reunião técnica e depois outra só com os ministros de Estado, "para que possamos, politicamente, bater o martelo", informou Cardozo.

As reuniões internacionais aconteceram entre os dias 1 e 3 de junho. Além do ministro da Justiça, participaram dos encontros o Assessor Especial da Presidência Marco Aurélio Garcia, o embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães, o diretor executivo da Polícia Federal, Rogerio Galloro, e o Secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos.