Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha promove conscientização da sociedade sobre proteção de crianças e adolescentes nas Olimpíadas

Destaque

Campanha promove conscientização da sociedade sobre proteção de crianças e adolescentes nas Olimpíadas

por publicado: 17/08/2016 16h55 última modificação: 17/08/2016 16h55

 Brasília, 17/08/16 - “Respeitar, proteger e garantir. Todos juntos pelos direitos da criança e do adolescente”. Este é o tema da campanha nacional de proteção a crianças e adolescentes, lançada para as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. A expectativa é contribuir para a prevenção e enfrentamento às violações de direitos nesse período de grande movimentação turística no país, quando meninas e meninos ficam mais vulneráveis.

Segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, há um aumento de 30% nas denúncias de violações de direitos, registradas no Disque 100, durante a realização de grandes eventos, conforme identificado na Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo de 2014.

A mobilização tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater as violações mais recorrentes em grandes eventos: violência sexual, trabalho infantil, consumo de álcool e outras drogas, desaparecimento e desrespeito aos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua.

Construída por meio de um processo coletivo entre governo federal, sociedade civil, organismos internacionais e a Frente Nacional de Prefeitos, a ação deve ultrapassar os jogos olímpicos e se transformar em um movimento permanente de conscientização da sociedade e de divulgação dos principais canais de registro e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos: o Disque 100 - serviço telefônico que funciona diariamente, 24 horas por dia - e o aplicativo Proteja Brasil, que está disponível para download nos celulares das plataformas Android e IOS.

Nesta primeira edição, participaram gratuitamente da campanha a atriz Elizabeth Savalla, o atleta olímpico de saltos ornamentais Hugo Parise, a ex-ginasta Daiane dos Santos, o atleta paralímpico Fernando Fernandes e o triatleta Leandro Macedo. No entanto, a ideia é engajar cada vez mais novos parceiros nesta iniciativa, que trouxe como símbolo um diamante formado a partir de uma ciranda de três crianças, o que remete à preciosidade deste tema.

Parceiros: A mobilização foi construída por meio da articulação de diversos atores importantes engajados na proteção dos diretos da criança e do adolescente: Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, Frente Nacional de Prefeitos, União Europeia, e conta com parceria do Viva Rio, Iscos Piemonte, ECPAT France, Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Porto Alegre, Unicef Brasil, além do apoio da Childhood Brasil, FNPETI - Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, da ECPAT Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e da Mercociudades.

 Acesse a campanha aqui: https://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/campanha-respeitar-proteger-garantir