Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Cardozo diz que tropas federais vão a Salvador (BA) para manter ordem pública

Destaque

Ministro Cardozo diz que tropas federais vão a Salvador (BA) para manter ordem pública

por publicado: 16/04/2014 18h24 última modificação: 16/04/2014 19h50
Integrantes da Força Nacional e das Forças Armadas desembarcaram na capital baiana para fazer o policiamento durante a greve da Polícia Militar

Brasília, 16/4/14 –  O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou que tropas federais - agentes da Força Nacional e integrantes das Forças Armadas -  desembarcaram na tarde desta quarta-feira (16), em Salvador, para fazer o policiamento nas principais cidades da Bahia durante a greve da Polícia Militar no estado. A greve foi confirmada pela categoria na noite desta terça-feira (15).

O ministro Cardozo disse que a greve foi decretada ilegal pelo Poder Judiciário da Bahia e que as equipes da Força Nacional e Forças Armadas vão atuar no sentindo de manter a ordem pública. Com a greve da PM, lojas e supermercados foram saqueados em Salvador durante a madrugada.  

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quarta-feira o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), autorizando o emprego das Forças Armadas na segurança pública, a pedido do governador Jaques Wagner (PT). Com a decisão, o comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, assumiu o comando das operações.

O ministro da Justiça não confirmou o efetivo que foi enviado à capital baiana e disse que o interesse da coletividade deve se sobrepor à vontade de qualquer categoria. “Deixar claro que é tarefa do Estado brasileiro evitar que situações como essas aconteçam. Quando movimentos põem em risco a sociedade, trazendo insegurança e se posicionando contra o interesse público, não podem ser encaradas como legítimas”, avaliou o ministro.

Veja e baixe fotos da Força Nacional

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315