Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cardozo vistoria segurança de evento-teste dos Jogos Rio 2016

Cardozo vistoria segurança de evento-teste dos Jogos Rio 2016

por publicado: 18/02/2016 18h24 última modificação: 25/02/2016 11h31

Brasília, 19/2/16  - Atualizada às 18hApós o evento-teste sobre segurança para os jogos olímpicos, realizado nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, avaliou que a Olimpíada terá o mesmo padrão de segurança da Copa de Mundo 2014. E lembrou que o Brasil foi bem avaliado nesse quesito à época.

“Nada a reparar. Todos os procedimentos e protocolos foram rigorosamente cumpridos”, afirmou o ministro durante coletiva, após a vistoria. “Posso dizer que a dimensão da segurança dos jogos olimpícos terá o mesmo padrão da Copa do Mundo”, acrescentou. Cardozo acrescentou que a matriz é a mesma: a integração de todas as Forças do Ministério da Justiça, além dos ministérios da Defesa, do Esporte.  

O ministro acompanhou, nesta sexta-feira (19), a operação de segurança do Mundial de Saltos Ornamentais, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A Força Nacional está atuando no campeonato - o primeiro dos três principais eventos-teste para os Jogos Rio 2016.

Clique e ouça entrevista coletiva concedida pelo ministro da Justiça

Clique e  veja as fotos 

No acesso ao Parque Aquático Maria Lenk, Cardozo participou do procedimento de revista com detectores de metal e depois inspecionou os principais pontos de segurança no interior do espaço. A Força Nacional desenvolve ações de segurança interna, do público e dos locais de competição, cercamento. A segurança pelo transporte de delegações fica a cargo da Força Nacional e o autoridades ficará por conta da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

 Além dos 280 profissionais da Força Nacional escalados para o Mundial de Saltos Ornamentais - com o auxílio de veículos e aeronave), o Departamento Penitenciário Nacional darão apoio no evento-teste com 20 agentes nas atividades de vistoria com detectores de metais e no acesso à arena. Ao todo, a Força Nacional deverá empregar 9,6 mil profissionais nos Jogos Rio 2016.

Após acompanhar o trabalho no Parque Aquático, Cardozo foi conhecer o Centro Integrado de Comando e Controle Setorial, coordenado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE) - em parceria com outros órgãos federais, estaduais e municipais - instalado a 100 metros do local, no edifício HSBC - Arena, onde será concedida entrevista coletiva, por volta das 10h. A SESGE é responsável pela coordenação de segurança integrada tanto do evento teste quanto dos Jogos Rio 2016.

 Cardozo foi acompanhado pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina De Luca Miki, e pelo secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues.

 Também participaram da comitiva a diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento, o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Renato de Vitto, e o diretor executivo do Departamento da Polícia Federal, Rogério Galloro.

 

 Ministério da Justiça

facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br

imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/9962
 


Laura Muradi - Assessora do Ministro
(61) 9114-5893

Enrico Canali - Assessor SESGE/MJ
(61) 9368-2238

Allan Carvalho - Assessor SENASP/MJ
(61) 8206-4789