Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ceará ganha primeiro Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro

Ceará ganha primeiro Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro

por publicado: 27/11/2015 15h58 última modificação: 30/11/2015 09h48

Fortaleza, 27/11/15 - O estado do Ceará inaugurou, nesta sexta-feira (27), seu primeiro Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro. A unidade irá funcionar na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas da Polícia Civil. A cerimônia de entrega dos equipamentos contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e do governador do Ceará, Camilo Santana.

Ouça o áudio da coletiva do ministro

https://soundcloud.com/justicagovbr/coletiva-concedida-durante-inauguracao-do-lab-ld-do-ceara

Os equipamentos dessa unidade possuem metodologia de combate das organizações criminosas que lavam dinheiro por meio de ações criminosas, como tráfico de drogas e corrupção. Os agentes públicos do estado agora estão aptos a trabalhar na identificação, rastreamento e recuperação de recursos, possibilitando assim, o bloqueio de bens e contas bancária de suspeitos.

O ministro da Justiça disse que o LAB-LD atua para asfixiar financeiramente as organizações criminosas. “A modernidade é uma peça-chave no combate a esse tipo de ação”, ressaltou.

O governador Santana informou que o estado recebeu investimento de quase dois milhões do Governo Federal, com softwares avançados para o combate do crime organizado. “É preciso cada vez mais equipar a nossa polícia com inteligência, equipamentos modernos. Há tecnologia, mão de obra capacitada e vai ser muito útil, respeitando as leis de sigilo da polícia", declarou.

Durante o evento. Santana entregou uma medalha do Mérito Policial Civil ao ministro José Eduardo Cardozo.

O trabalho  do LAB-LD é interligado com outras unidades existentes no Brasil, integrantes da Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB). O investimento do Governo Federal é de R$ 1.697.717,80 em equipamentos, sem contar os treinamentos de capacitação para os policiais cearenses. O Governo do Ceará dotou o espaço da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas e cedeu o efetivo para atuar na nova unidade.

A instalação do laboratório é uma das principais ações da 13ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), realizada pelo MJ em Fortaleza desde segunda-feira (23) até quinta-feira (26). Instituída em 2003, a Enccla é composta por mais de 60 órgãos dos três Poderes, dos ministérios públicos e pela sociedade civil.