Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cidades-sede usarão viaturas com plataforma que atinge 16 metros e registra imagens

Cidades-sede usarão viaturas com plataforma que atinge 16 metros e registra imagens

por publicado: 16/05/2014 12h04 última modificação: 16/05/2014 12h04

Brasília, 16/5/14 – A operação de segurança pública em cada cidade-sede da Copa do Mundo conta com um equipamento estratégico de alta mobilidade, que registra imagens e dá suporte para a ação das forças de segurança. Trata-se da Plataforma de Observação Elevada (POE), um caminhão equipado com tecnologia avançada de vídeo-monitoramento e que atua conectado em tempo real com o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC).

Um mastro telescópico instalado no veículo possibilita que um conjunto de seis câmeras atinja a altura de até 16 metros, gerando imagens que são transmitidas em tempo real para o SICC. A plataforma conta também com um sistema de vídeo analítico, que verifica as situações especiais que ocorrem nas imagens.

O sistema dispõe tanto de câmeras ópticas de alta capacidade, com alcance de até três quilômetros, como também câmeras de visão termal, em infravermelho, podendo identificar indivíduos em situações de baixa luminosidade. Há também quatro câmeras de perímetro e outras internas para a segurança do equipamento e dos operadores.

A POE é dividida em três seções para comportar os equipamentos para geração de energia elétrica, organização do mastro telescópico e acomodação dos equipamentos de controle. O veículo conta ainda com uma central de multimídia, composta por tela touchscreen LCD de sete polegadas, sistema bluetooth, sistema de navegação GPS, conexão USB, rádios comunicadores, sistema de visualização com câmeras de marcha ré e alto-falantes na cabine.

Segundo o titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), Andrei Rodrigues, o equipamento possui capacidade de transmitir dados para o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), para os 12 regionais (CICCRs), para os centros móveis (CICCMs), e ainda para outras viaturas.

Ao todo foram entregues para as cidades-sede 22 unidades da POE. Após a Copa, os equipamentos permanecerão a serviço das respectivas secretarias de segurança pública. Cada POE foi adquirida pelo valor de R$ 1.933.809,36.

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315