Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Classificação indicativa de jogos, filmes e programas de TV será feita pela sociedade

Destaque

Classificação indicativa de jogos, filmes e programas de TV será feita pela sociedade

por publicado: 22/05/2014 14h03 última modificação: 23/05/2014 13h48
Participaram do processo de seleção do MJ pessoas de todas as regiões do País, mães, pais, estudantes, professores e profissionais de diversas áreas

Brasília, 22/5/14 – A classificação indicativa de jogos, programas de TV e filmes no Brasil agora será feita pela própria sociedade. Foi finalizada a composição de um grupo de 21 pessoas selecionadas pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) para compor a equipe que irá avaliar as obras. Outros 21 suplentes também foram escolhidos e poderão ser acionados para as análises de conteúdo.

Clique e veja a lista dos selecionados.

 Os classificadores foram avaliados e escolhidos após candidatura voluntária. O grupo atuará com o objetivo de ampliar a participação e o controle da sociedade sobre a classificação indicativa das diversas obras selecionadas pelo Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação da SNJ/MJ.

Participaram do processo de seleção pessoas de todas as regiões do País, mães e pais, estudantes e professores de diversas áreas, além de profissionais como psicolólogos, designers gráficos, pedagogos, médicos, bancários, administradores, eletrotécnicos, guardas municipais, servidores públicos, advogados, sociólogos, jornalistas, radialistas, publicitários, técnicos em informática, laboratoristas, um sacerdote de religião afro, um cineasta, uma atriz, uma manicure, um diretor e roteirista de audiovisuais e uma artesã, entre outros.

Para a seleção dos candidatos, foi formada uma comissão mista (com servidores do MJ e membros do Comitê de Acompanhamento pela Sociedade Civil da Classificação Indicativa).

As vagas são distribuídas entre as atividades de apoio ao monitoramento de jogos e aplicativos, apoio ao monitoramento de programas de tevê e apoio à análise prévia de obras de cinema e dvd.

Após o curso de capacitação, que será oferecido pelo MJ, em julho, os classificadores de TV e jogos farão seu trabalho a distância (sob orientação da equipe da classificação indicativa). Já os classificadores de análise prévia (cinema e dvd) virão a Brasília, periodicamente, para participar da análise de filmes com a equipe de analistas. A atividade é considerada “de relevante interesse público” e não é remunerada. 

 Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315