Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CNPCP recomenda a instalação de ouvidoria externa para o sistema penitenciário

CNPCP recomenda a instalação de ouvidoria externa para o sistema penitenciário

por publicado: 23/07/2014 16h25 última modificação: 23/07/2014 16h25

Brasília, 23/7/14 – O Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias, órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça, aprovou proposta de recomendação de instalação de ouvidorias externas para o sistema penitenciário. A sugestão foi feita pela Pastoral Carcerária e pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Na prática, a medida consiste na criação de mecanismo de controle social, gerido pela sociedade civil, que deverá receber, apurar e avaliar denúncias, reclamações, bem como qualquer sugestão ou manifestação do público em geral.

Na resolução, o colegiado indica que “Os Poderes Executivos da União e dos Estados devem instituir ouvidoria externa à administração da Execução Penal com atribuição específica para articular as demandas da sociedade civil, e traduzi-las em propostas, políticas e ações institucionais concretas no âmbito do sistema penal”.

Essa ouvidoria deverá ser formada por indicação de uma lista tríplice de pessoas formadas da sociedade civil e com atuação no sistema penitenciário. No caso federal, a lista tríplice será elaborada pelo CNPCP.

“Este é o mecanismo eficiente para controle social já traçado por algumas instituições públicas, e que o CNCPC tem acompanhado os bons resultados. A instalação de ouvidorias externas para o sistema penitenciário será um novo paradigma para o sistema prisional brasileiro, pois a sociedade civil passa a atuar também como instância reguladora das penas de prisão”, ressalta o presidente do Conselho, Luiz Antônio Silva Bressane.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315