Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça participa de evento de tecnologia em São Paulo

Destaque

Ministério da Justiça participa de evento de tecnologia em São Paulo

por publicado: 05/10/2018 10h22 última modificação: 05/10/2018 10h24
Parceria com IBM, UNODC e ASBRAD visa adoção de tecnologia no combate ao Tráfico de Pessoas

Brasília, 5/9/2018 – O ministério da Justiça, por meio da Coordenação-Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria Nacional de Justiça, vai participar do evento IBM Cloud Discovery, nos dias 8 e 9 de outubro, em São Paulo.

Durante o evento acontecerá o Bluehack, uma maratona de programação (hackathon) com mais de 30 horas de duração em que desenvolvedores, designers e empreendedores se reúnem para solucionar desafios propostos em diversos temas. Um dos desafios será a criação de uma ferramenta digital para ajudar no enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Cerca de 150 pessoas participarão do time de profissionais nesse hackathon.

O Secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel de Souza, foi convidado para participar como jurado do hackathon e a Coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Renata Braz, será uma das mentoras da maratona, juntamente com outros parceiros da rede, auxiliando os times com informações sobre o Tráfico de Pessoas no âmbito do Governo Federal.

O Secretário recebeu o convite para ser jurado do Bluehack com entusiasmo. “A iniciativa de trazer um tema tão complexo como o Tráfico de Pessoas para o evento é louvável”, enfatizou o Secretário. “Espera-se que sejam apresentadas soluções inovadoras que auxiliem a prevenção, a repressão e a assistência às vítimas de Tráfico de Pessoas. A sociedade certamente será beneficiada com o resultado dessa maratona de programação”, finalizou Pontel. 

BLUEHACK_JOVEMNERD_BANNER_04102018 (1).png

A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas falou sobre a importância da participação do MJ no evento. “O tráfico de pessoas é um fenômeno global, envolve diversas ações que incluem o uso do meio digital”, destacou Renata. “Ter a tecnologia como aliada para combater o crime é enfrentar a realidade atual com ferramentas atuais e, mais importante ainda, é envolver o público jovem com a temática”, acrescentou.

Além do Ministério da Justiça e da IBM, organizadora do evento, participam da ação a Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Parceiros

 A Asbrad é uma das oito instituições da sociedade civil eleitas para fazer parte do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap). A instituição trabalha há mais de 20 anos no enfrentamento ao tráfico de pessoas, no campo da prevenção com capacitações, diálogos formativos e outros meios de sensibilização e disseminação de conhecimento.

Já o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), desde março de 1999, mantém um programa contra o tráfico de seres humanos. A atuação do UNODC se divide em três frentes de ação: prevenção, proteção e criminalização. Nesse sentido, a Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes (GLO.ACT) é uma iniciativa conjunta de quatro anos (2015-2019) da União Europeia (UE) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

O projeto está sendo implementado em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e visa reforçar a resposta da justiça penal em 13 países estrategicamente selecionados na África, Ásia, Leste europeu e América Latina. A GLO.ACT trabalha com os países selecionados, incluindo o Brasil, no desenvolvimento e implementação de respostas nacionais abrangentes de combate ao tráfico e contrabando de pessoas, garantindo a adoção de uma abordagem dupla de prevenção e proteção.

Esta rede de enfrentamento tem agora uma nova aliada: a IBM. Considerada a maior empresa da área de TI no mundo, está presente em mais de 170 países, e, no Brasil, há mais de 100 anos. A IBM é uma das empresas que mais investem em inovação e soluções de tecnologia, tanto em produtos como em serviços. Inteligência artificial, internet das coisas e serviços de dados em cloud são prioridade na corporação, desde que surgiram no universo da tecnologia da informação. Para além da inovação, sua área de Cidadania Corporativa está comprometida a trabalhar com as comunidades para fortalecer e empoderar as pessoas que enfrentam crises associadas a direitos humanos, desastres naturais, mudanças climáticas e bem-estar social. 

Sobre o Bluehack

A iniciativa Bluehack, promovida pelo THINKLab na IBM Brasil está em sua sexta edição no país. O THINKLab é uma área com expertise para acelerar o processo de desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócio junto às empresas. Localizado dentro do Laboratório de Pesquisa da IBM, possibilita às empresas uma experiência única, com pesquisadores e profissionais especializados e focados em resolver problemas ou identificar novas possibilidades para inovar.

Para fazer sua inscrição clique no link.