Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mês da criança se encerra com visita de estudantes ao MJ

Destaque

Mês da criança se encerra com visita de estudantes ao MJ

por publicado: 30/10/2018 14h19 última modificação: 30/10/2018 14h24
Crianças participaram de atividades de contação de histórias, oficina de pintura e exibição de animações especialmente dedicadas à primeira infância.

Brasília, 30/10/18 - A visita de duas turmas de uma escola pública de Ceilândia-DF ao Ministério da Justiça, nesta terça-feira (30), marca o encerramento do mês com uma homenagem às crianças brasileiras na primeira infância. Os estudantes da educação infantil visitaram a exposição ‘Justiça começa na infância’, localizada no hall do Salão Negro do Palácio da Justiça, além de participarem de atividades de contação de histórias, oficina de pintura e exibição de animações especialmente dedicadas à primeira infância.

A exposição ‘Justiça começa na infância’ remete ao Marco Legal da Primeira Infância e à evolução da proteção jurídica às crianças desde a promulgação da Constituição, que em 2018 completa 30 anos. No mês de setembro, o Ministério da Justiça foi palco do Seminário “Justiça começa na Infância: a era dos direitos positivos”, que teve como objetivo integrar contribuições e qualificar o papel das instituições e dos agentes de justiça para a efetividade do Marco Legal da Primeira Infância.

Para a diretora da Diretoria de Educação Infantil, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Andreia Pereira de Araújo Martinez, que acompanha a visita dos estudantes, é importante as crianças saírem de suas escolas, localizadas em cidades distantes do Plano Piloto, para conhecerem este espaço, que além de ser ligado à história da construção de Brasília, fala sobre Justiça, sobre direitos. “É fundamental elas colocarem em suas cabeças, desde crianças, se questionarem sobre os direitos que têm”, destaca.

Já a professora Maria Francinete ressalta a importância da visita ao Palácio da Justiça. “É importante que as crianças saibam que são seres participantes da sociedade e que elas possuem direitos e obrigações”.