Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ apresenta ações em Fórum sobre crimes contra a economia

Destaque

MJ apresenta ações em Fórum sobre crimes contra a economia

por publicado: 09/11/2018 17h20 última modificação: 09/11/2018 17h20
O encontro foi promovido pelo Instituto de Estudos Fiscais, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID

Brasília, 09/11/2018 - “O controle dos gastos públicos e a luta contra a corrupção” foi o tema da palestra proferida nesta quinta-feira (08/11) pelo Secretário-Executivo do Ministério da Justiça, Gilson Libório, durante o XXII Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado esta semana em Guadalajara, no México. O encontro foi promovido pelo Instituto de Estudos Fiscais, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID.

CLAD  - Centro Latino Americano de Administração para o Desenvolvimento é um organismo internacional que tem como objetivo promover a análise, o intercâmbio de experiências  e o conhecimento em torno da reforma do estado e da modernização da administração pública.

O Instituto de Estudos Fiscais e a AECID têm realizado numerosas ações de capacitação para o combate a crimes como lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, contrabando, corrupção, localização, apreensão administração e liquidação de ativos de atividades criminosas. Os cursos possuem enfoque multidisciplinar e contam com a participação de servidores públicos advindos de órgãos da administração tributária, alfândegas, controladorias, judiciário, ministérios públicos, procuradoria do tesouro público, polícias e universidades públicas.

Na avaliação do secretário executivo, os resultados desse intercâmbio são muito positivos, com operações concretas, apoio e assistência de diferentes níveis aos membros dos grupos, reformas legislativas, etc. “Uma das mais importantes conquistas é a criação de uma rede informal, que consiste, atualmente, de cerca de 250 funcionários dos órgãos acima mencionados, sendo um de seus objetivos o combate à corrupção e ao crime econômico. O objetivo é relacionar os antecedentes, programas, experiências, boas práticas, conclusões e resultados dessas ações”, destacou.